Notícia

Dr. Melgaço: documentário registra o impacto do Mais Médicos na cidade com o IDH mais baixo do país

A rotina de duas médicas cubanas que por meio do programa Mais Médicos chegaram a Melgaço, município do Pará que registra o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil, é o fio condutor do documentário Dr. Melgaço, produzido pelo Diário do Centro do Mundo. 

O dia a dia de Maribel Herrera e Maribel Saboritfoi registrado pela documentarista Alice Riff, que em oito dias de filmagem conversou com mais 50 pessoas, dentre elas, o prefeito da cidade, Adiel Moura de Sousa, o médico Elton Silva, que trabalha no município, outros profissionais de saúde e a população local.Até a chegada das “Maribeis”, como ficaram conhecidas as médicas cubanas, o município contava com apenas dois médicos, que se revezavam quinzenalmentepara atender 25 mil pessoas. A situação era ainda mais grave porque 70% da população vive na zona rural de Melgaço, longe da unidade básica de saúde.

Segundo as médicas cubanas, os principais desafios para garantir a saúde da população de Melgaço são a pobreza, a ausência de infraestrutura e, consequentemente, a falta de higiene. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste município, somente 1,3% das casas da zona rural e 4,8% das casas da zona urbana têm saneamento básico considerado “adequado”. Ainda assim, as “Maribeis” garantem que é possível realizar a promoção e prevenção da saúde no cenário encontrado, por meio da abordagem da Medicina de Família.

Os resultados podem percebidos no dia a dia da cidade. Segundo o prefeito Adiel Moura de Sousa, com o trabalho de medicina preventiva desenvolvido pelas médicas cubanas, o hospital que vivia superlotado já registrou dias sem sequer uma interação.

O documentário Dr. Melgaço, produzido pelo Diário do Centro do Mundo, está disponível no Youtube:

(https://www.youtube.com/watch?v=HdjA6kpLHpc

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*