Notícia

Dissertação sobre Piraí é defendida no IMS

DSC00614.JPGA participação política dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde nas ações intersetoriais do município de Piraí. Esse foi o tema da dissertação de mestrado de Alan Carlos da Silva, cuja defesa aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Em sua pesquisa, Alan avaliou a capilaridade das ações decorrentes da participação nos Conselhos.

Para o pesquisador, esse tipo de prática participativa dá uma maior visibilidade para a comunidade e traz mais legitimidade pros conselhos gestores numa relação recíproca. “Isso tem efetivado decisões mais consistentes para o município”, diz. Para Alan, que trabalhou com entrevistas semi-estruturadas, observação participante e análise de documentos e atas das reuniões dos conselhos gestores, o bom resultado que Piraí obteve nos recentes índices divulgados pelo Ministério da Saúde pode ser considerado também um reflexo disso.

O cenário da pesquisa de Alan é Piraí, município do Vale do Médio Paraíba, referência em saúde no estado do Rio de Janeiro, com 100% de cobertura do Sistema Único de Saúde e a melhor nota (7.3) entre os 92 municípios fluminenses, de acordo com o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), recém-divulgado pelo Ministério da Saúde. Veja mais informações aqui.

Na banca avaliadora, além da orientadora da dissertação, Roseni Pinheiro (IMS/UERJ), estavam também os professores e pesquisadores do Lappis Aluísio Gomes da Silva Júnior (IMS/UERJ), Francini Guizardi (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz) e Felipe Rangel de Sousa Machado (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*