O Dia Mundial da Saúde em 2015, comemorado no dia 7 de abril, tem campanha pela OPAS/OMS que aborda o consumo de alimentos seguros.
O tema central do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado no dia 7 de abril, é “Do campo à mesa, obtendo alimentos seguros”. Considerando que a segurança alimentar e a boa nutrição são determinantes para a garantia da saúde, a OPAS/OMS no Brasil ampliou o tema para abordar de forma conjunta o incentivo ao consumo de alimentos seguros, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
Alimentos não seguros são os que contém bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. Eles transmitem mais de 580 milhões de casos de doenças por ano, segundo Enrique Perez, especialista sênior em doenças transmitidas por alimentos e zoonoses da Organização Panamericana da Saúde, Opas, agência ligada à OMS, em entrevista à Rádio ONU. Segundo Perez, a mensagem da campanha vem ressaltar “que o alimento pode se contaminar em qualquer ponto da cadeia agro-alimentar, desde a producão do alimento até o consumidor para realmente frisar a importância e a responsabilidade que todos nós temos em qualquer ponto dessa cadeia – ou seja, o produtor, o processador do alimento o transportador, a pessoa do varejo e o consumidor – para evitar a contaminação do alimento”.
A urbanização e a globalização produziram mudanças como o aumento do consumo de alimentos em locais públicos e a transmissão de doenças por alimentos que transpõem fronteiras, afetando vários países rapidamente. Esta situação cria uma cadeia global cada vez mais complexa que interfere no desenvolvimento socioeconômico e sobrecarrega o sistema público de saúde. As principais contaminações alimentares são enfermidades gastrointestinais, que provocam vômito, diarréia e desnutrição, afetando especialmente os grupos mais vulneráveis (crianças, idosos e portadores de doenças crônicas).
https://www.youtube.com/watch?v=q4XPf4ui4Yc
Com o objetivo de que os governos elejam a segurança alimentar uma prioridade de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) está promovendo esforços para promoção de leis, fortalecimento de sistemas de vigilância e inspeção de alimentos visando a eficácia e a cobertura de toda cadeia alimentar. As ações regulatórias visam em um primeiro momento responsabilizar as indústrias pela qualidade dos alimentos, mas entende-se como necessário assegurar que os mesmos princípios sejam utilizados nas residências particulares, pois a manipulação inadequada pode ser uma fonte de doenças.
Um dos eixos da campanha são as cinco chaves para um alimento seguro:
manter a limpeza e lavar bem os alimentos
separar alimentos crus e cozidos
cozinhar bem os alimentos
manter os alimentos em temperaturas seguras
usar água potável e matérias primas sem contaminações.
https://www.youtube.com/watch?v=4487VycN9sE
Outras informações sobre a segurança dos alimentos:
- Literatura científica e técnica da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) sobre os temas do Dia Mundial da Saúde 2015
- Ficha técnica sobre a segurança dos alimentos
- Cinco chaves para uma alimentação mais segura
- Sobre o Dia Mundial da Saúde 2015 – inglês – espanhol
Fontes:
Dia Mundial da Saúde – 7 de abril
A segurança alimentar é tema do Dia Mundial da Saúde
Entrevista Rádio ONU Dia Mundial da Saúde
Seja o primeiro a comentar