Notícia

Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde 2013 será no Rio de Janeiro

ABRASCO.jpgA Coordenação da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO realizou a primeira reunião para organizar o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde no último dia 17 de maio, nas dependências do Instituto de Medicina Social da Universidade do estado do rio de Janeiro (UERJ). O encontro contou com a presença de Leny Trad (ISC/UFBA), Roseni Pinheiro (IMS/UERJ), Maria Helena Mendonça (ENSP/FIOCRUZ), Kenneth Camargo, vice-presidente da ABRASCO (IMS/UERJ) e Carlos Silva, secretário executivo da Asssociação.
 
A proposta de desenho do evento partiu da recuperação da memória do Congresso anterior, em particular, da bem sucedida metodologia de formar grupos de trabalho temáticos para o recebimento de propostas e elaboração da sua programação e da retomada do tema pensado preliminarmente como: “Circulação e diálogos: saberes e práticas em saúde coletiva”. Foram assinaladas também questões como a construção de um calendário de datas e atividades da Comissão até o evento, a constituição de uma Secretaria Executiva local com base na Universidade, criação da Comissão Local do Congresso, entre tantas outras de logística e infra-estrutura.
 
O grupo teve ainda a oportunidade de ser recebido pelo Magnífico Reitor da UERJ, Prof. Ricardo Castro, que além de bastante receptivo, abalizou a realização do Congresso na UERJ e resgatou a experiência anterior da universidade que em parceria com a ABRASCO realizou em suas dependências, o World Nutrition 2012, em abril passado. A conversa contribuiu para que o grupo assinalasse a importância desses eventos no espaço acadêmico e o Reitor Ricardo Castro deu ênfase ao retorno da ABRASCO à casa, depois de ter realizado seu 1º Congresso na UERJ há mais de 30 anos. Assim, ele fez várias sugestões incluindo a proposta de resgate de memória das realizações da ABRASCO sugerindo uma exposição na galeria da UERJ durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*