Notícia

Conferência internacional na UFF discute gestão de resíduos hospitalares

07284A Universidade Federal Fluminense, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares (PPGCCV), organizaram, no último dia 12 de maio, a primeira das três séries de Conferências Internacionais sobre Gestão em Saúde Brasil – Alemanha. A primeira parte do evento colocou em pauta a discussão sobre “Gestão de Resíduos hospitalares: Aspectos comparativos entre o Brasil e a Alemanha”.

A mesa contou com a participação da Professora, Doutora Farmacêutica da Universidade de Tubingen da Alemanha, Roswitha Meyer e da Doutora Enfermeira e Gerente de Enfermagem do Hospital Daniel Lipp, Nathalie Valverde e para moderar os assuntos colocados em debate, além de organizador do Evento, o médico e mestrando do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva – Instituição de Saúde Coletiva (ISC) da UFF, Thiago Constâncio.

DSC07299_Thiago_Constncio

Thiago Constâncio falou ao BoletIN sobre as perspectivas de se promover uma Conferência Internacional e por em debate a gestão de resíduos hospitalares. “Nossa proposta é internacionalizar a nossa ação, buscar parcerias internacionais, e nos unirmos com outros grupos de pesquisa. Temos ido a vários países e também recebido pesquisadores e professores de outros lugares Um deles é a Alemanha. Pensando em cuidar melhor dos nossos pacientes, dos nossos profissionais, precisamos pensar na gestão dos resíduos que produzimos em um momento que se discute sustentabilidade e como não gerar mais ônus para a natureza e o espaço que nos cerca. Trouxemos esse tema para que se possa produzir uma reflexão crítica sobre as nossas práticas diárias, pensando a saúde de uma forma integral”, declarou Thiago.

Diferenças

A Gerente de Enfermagem do Hospital Lipp, Nathalie Valverde, deixou claro que, quando se trata de direcionamento de resíduos, muitos profissionais não sabem realizar o programa. Valverde mostrou os procedimentos e esclareceu sobre a importância desse manejo, realizando treinamento, monitoramento e todas as etapas com os profissionais desse hospital. “O objetivo é realmente trazer para as pessoas um esclarecimento sobre de como fazer um PGRSS (Plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde)”, afirmou.

DSC07280_Natalie_Valverde

 A Doutora Roswitha Meyer falou das diferenças entre o Brasil e a Alemanha no momento de eliminar os resíduos químicos. “As pessoas, no Brasil, não se interessam, não conhecem a verdade sobre os perigos exorbitantes nuclear. Esses produtos químicos quando são jogados fora, ficam em contato com a terra e causam diversos prejuízos ao solo e às pessoas”, diz.

DSC07302

O próximo evento da série será realizado no dia 30 de junho, às 11h, com o tema “How to evaluate economic impact of new technologies in health care” (em inglês). A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Franz Porzsolt (médico, Universidade de Ulm – Alemanha).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*