Duas edições do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS) estão sendo realizadas, simultaneamente, nos municípios de Porciúncula e Teresópolis, localizados no Estado do Rio de Janeiro. A abertura de ambos aconteceu no dia 30 de maio.
Em Porciúncula, a abertura teve a presença do Secretário Municipal de Saúde José das Graças Monteiro e do Coordenador do CDG-SUS Aluísio Gomes da Silva Junior (ISC/UFF). “Espero que o curso seja proveitoso para os participantes e que possa subsidiar novas práticas”, disse o Secretário durante a cerimônia. Sob a tutoria de Marcela Caldas e Claudia March, o curso está acontecendo no Colégio Estadual José de Lanes Dantas Brandão. O grupo é composto, em sua maioria, por profissionais de nível superior, pertencentes a várias profissões com expressiva participação de enfermeiros e assistentes sociais. Não há médicos e há alguns profissionais de nível médio. Participa do curso também uma profissional de saúde que, no momento, está como vereadora. A maioria dos alunos ocupa cargos na gestão municipal da saúde.
“O grupo participou ativamente das discussões”, comentaram as tutoras. Adquirir conhecimento para melhorar como profissional atuante na Rede do SUS e compartilhar experiências foram as principais expectativas apontadas pelos alunos.
“Ferramentas inovadoras de enfrentamento”
A abertura do curso em Teresópolis contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Dr. Acir Pires Aguiar e do Subsecretário Dr. Carlos Otávio Monteiro de Sant’Anna. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, representou a coordenação do CDG-SUS. O grupo, composto por 21 alunos, primou pela variedade de especialidades e áreas envolvidas, com profissionais de Direito, Medicina, Enfermagem, Ciências Contábeis, Pedagogia, Odontologia, Fisioterapia, Administração, Psicologia, Gestão de RH, entre outros.
Essa etapa foi realizada no Hotel Villanova (Cascata Guarany, Teresópolis/RJ) e teve a tutoria de Rizzieri Mesaque e Silva e Ciumára do Carmo Brand. “Nossa expectativa é de que esta proposta ofereça ferramentas inovadoras no enfrentamento dos desafios do SUS, estimulando um novo olhar da saúde municipal através da problematização e na construção coletiva de uma agenda que atenda a necessidade local”, afirmam. “Que possa ser um espaço para a reflexão dos profissionais envolvidos quanto à evolução da história da saúde pública no Brasil, no estado do Rio de Janeiro e principalmente no município onde atuam; que as discussões permitam a apropriação dos alunos quanto às práticas de gestão do SUS, tendo como foco a saúde como direito de todo cidadão e a necessidade de saúde da população local, e ampliar o conhecimento dos participantes para que consigam resolutividade dos problemas vividos no cotidiano”.
Sobre o CDG-SUS
O Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS) foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.
Devido ao êxito do curso no Mato Grosso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) firmou convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPESC/Uerj). O Centro tem Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) como seu executor e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense, para realizar um processo de transferência de tecnologia da UFMT/NDS para a Uerj, visando a aplicação do CDG em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Silva Jardim, Teresópolis, Volta Redonda, Cantagalo, Areal, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Piraí e Vassouras.
Seja o primeiro a comentar