PROJETO APOIADORES REGIONAIS

Apoiadores Regionais

apoiadores_cosems_2.jpgProjeto terá seminário em junho e já conta com ferramentas online

O Projeto Apoiadores Regionais, fruto de uma parceria entre o Lappis e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RJ), continua rendendo bons frutos. Na semana passada, foram lançadas duas novas ferramentas de auxílio às gestões municipais de saúde, nascidas no âmbito do Projeto. Trata-se do Fórum Apoiadores Regionais e da Planilha Agenda dos gestores Municipais. O lançamento aconteceu durante a assembleia mensal do Cosems.

O Projeto, que conta com a parceria do Lappis desde abril do ano passado, visa ampliar a capacidade de governo dos gestores municipais nos espaços de governança e valoriza a Região como espaço principal para execução das políticas públicas. Em junho, haverá um Seminário para lançamento de uma publicação com o registro dessa experiência no Estado do Rio. O objetivo é fomentar o debate e a reflexão em torno do tema do apoio regional na gestão no SUS.

Também na semana passada, aconteceu uma reunião na sede do Cosems para discutir a realização do Seminário e da publicação. Ana Auler, pesquisadora do Lappis que acompanha a capacitação dos apoiadores junto aos município, explica que o papel do Lappis no projeto é o de promover a capacitação dos técnicos em oficinas e reuniões sistemáticas, um trabalho de sistematização, como forma de educação permanente. O Seminário, em junho, deve contar com a presença de apoiadores, gestores e representantes do Ministério da Saúde.

projeto_apoio_regional.jpgFórum e Planilha

Tanto o Fórum Apoiadores Regionais quanto a Planilha Agenda dos Gestores Municipais já estão funcionando a pleno vapor. Marcela Caldas, assessora técnica do Cosems-RJ e coordenadora do projeto, informa que  o Fórum vai possibilitar discussões online de técnicos habilitados e cadastrados que poderão participar de debates do Fórum Geral do Estado e dos fóruns específicos de sua região.

“O espaço funcionará como um tira-dúvidas de questões técnicas, quadro de aviso e agenda e disponibilizará documentos de interesse geral. A ideia é fomentar discussões que vão sendo criadas a partir das demandas municipais”, ressaltou.

Quanto à Planilha, instrumento que será disponibilizado dentro do Fórum, esse vai organizar o calendário de compromissos dos gestores municipais, que inclui ações de gestão, prestações de contas e obrigações municipais junto aos programas federais. As ferramentas estão disponíveis no site do Cosems RJ.

Leia mais sobre o projeto Apoiadores Regionais: 

https://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/685-projeto-apoiadores-regionais.html

https://www.lappis.org.br/site/noticias/46-noticia/671-projeto-apoiadores-regionais-continua-em-2013.html

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*