A palhaçaria aposta na criação de novas dinâmicas nas atividades de educativas, que se contraponham à fragilização da vida e explorem fronteiras do corpo e do fazer/produzir saúde.
A inovação nas práticas de educação em saúde se constitui como um atual desafio para o setor saúde, exigindo a aproximação de novos saberes e fazeres neste processo. Buscando trazer uma experiência prática sobre esta possibilidade de interlocução entre a saúde o universo artístico, o professor César Paro irá ministrar minicurso sobre a palhaçaria nas práticas de educação em saúde no XVI Seminário Internacional do Projeto Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde.
“A palhaçaria emerge em tal contexto como uma ferramenta capaz de desvelar novas sensibilidades e possibilidades narrativas que potencializam a experiência do encontro – clínico, cuidador, pedagógico e da/na investigação”, comenta César Augusto Paro, professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), pós-graduando em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) e pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis).
Para o pesquisador do Lappis, pensar na palhaçaria nas atividades de educação em saúde é apostar na criação de novas dinâmicas que se contraponham à fragilização da vida no seu cotidiano e que exploram novas fronteiras do corpo e do fazer/produzir saúde.
A atividade será desenvolvida a partir de jogos teatrais de interação entre os participantes, com elementos que compõe a arte da palhaçaria, como o olhar, o ritmo, a concentração, a relação com o outro, o encontro, o trabalho em equipe.
O XVI Seminário da Integralidade ocorrerá este ano no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte-MG, de 28 a 30 de junho de 2016.
Para acompanhar maiores informações sobre o evento e realizar a sua inscrição no seminário, acesse AQUI.
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