Um hospital público não-governamental que é uma inspiração de boas práticas no cuidado.
O Hospital Sofia Feldman é um hospital público, não-governamental, que oferta atendimento de excelência à comunidade, em especial à mulher e a criança, trabalhando em parceria com a comunidade e com eficazes mecanismos de controle social.
Criado em 1982, o hospital tornou-se referência em realização de partos normais com o mínimo de intervenção mecânica possível, além de ser um polo de assistência humanizada para gestantes e familiares. O Sofia dá voz às mulheres: são elas que decidem se querem ou não ser anestesiadas, em qual posição preferem dar à luz e qual música ou ambientação desejam ter. Bola de pilates, banquinhos, banheira e chuveiro são alguns dos recursos disponíveis para oferecer as melhores condições na hora do parto.
Realiza cerca de 900 partos ao mês e conta com 150 leitos, dos quais 60 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal – UTI, 36 em Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais – UCI e 13 de outras clínicas. O Hospital promove assistência materno-infantil a uma população superior a 400 mil pessoas dos Distritos Sanitários Norte e Nordeste de Belo Horizonte, Minas Gerais. Todas as suas internações são feitas pela Central de Internações da Secretaria Municipal de Saúde, pelo Sistema Único de Saúde.
Considerado como o berço da integralidade, o Hospital Sofia Feldman estreitou sua parceria com o Lappis em 2008, quando foi criado o “Programa Incubadora da Integralidade”. Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, explica que a ideia da incubadora da integralidade “tem a ver com o SUS, o acesso aos cuidados de qualidade em diferentes níveis de complexidade. Uma estrutura interinstitucional de compartilhamento de saberes e práticas que envolvem trabalhadores, gestores e usuários. O objetivo é incubar as instituições, fazendo uma inseminação afetiva intelectual, onde todos compartilhem seus projetos e criem uma rede de solidariedade do conhecimento. O Sofia é uma grande inspiração de boas práticas no cuidado que pode ser estendida para outras áreas”.
Conheça mais sobre o hospital: http://www.sofiafeldman.org.br/ e https://www.facebook.com/hospitalsofiafeldman/
https://www.youtube.com/watch?v=VVTbo69nRj0
Escrito por César Augusto Paro
Publicado: 26 Fevereiro 2016
Seja o primeiro a comentar