Notícias - XV Seminário

XV Seminário Integralidade edição multicêntrica Centro-Oeste inicia atividades prévias

Debates na Universidade de Brasília têm início na manhã de segunda, abertura do Seminário é na quarta.

As atividades do pré-Seminário começam na segunda-feira (28/06) com uma oficina pela manhã e uma roda de conversa à tarde, ambas coordenadas por professoras do Departamento de Saúde Coletiva/Faculdade de Ciências da Saúde/Universidade de Brasília (DSC/FS/UnB). Os temas que abrem a discussão versam sobre questões de gênero, sexualidade, violência, direitos sexuais e reprodutivos e sua problematização na noção de integralidade à saúde, na oficina organizada pela professora Claudia Mara Pedrosa. Depois o foco recai sobre a produção científica e seu apoio nas decisões da assitência à saúde, com apresentação de pesquisas realizadas na atenção básica do Distrito Federal, na roda de conversa proposta pela professora Magda Duarte dos Anjos Scherer.

Os minicursos, oficinas, rodas de conversa e fórum que acontecem entre os dias 28/06 e 01/07 dependem de inscrição prévia, sendo que as vagas de algumas atividades já estão completas. Vale salientar aos interessados que as pessoas inscritas tem prioridade até o horário previsto para o início da atividade. Caso haja ausências ou atrasos essas vagas serão preenchidas pelas pessoas que estiverem presentes no local, inicialmente sendo chamadas as inscritas no cadastro de reserva – pessoas inscritas que ultrapassaram o número de vagas disponíveis. 

Acesse aqui:

atividades que ainda tem vagas programação completa inscrições no evento

lappis 15 anos destaqueO XV Seminário Internacional do Projeto Integralidade: saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde – edição multicêntrica do Centro-Oeste, que começa oficialmente na noite do dia 1o/07, tem como tema Produção, visibilidade e democratização do conhecimento sobre o cuidado: as práticas como fonte de teoria viva na saúde coletiva. O tema está contemplado na programação, que traz convidados locais e de outros Estados reunidos em conferências e mesas redondas, e visam possibilitar um aprendizado único de pensar integralidade juntando trabalhadores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, usuários e gestores.

A expectativa do encontro é a melhor possível para Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis e idealizadora do XV Seminário do Projeto Integralidade neste formato itinerante pelas 5 regiões do país, que ansiava trazer essas discussões para Brasília. “A composição deste Seminário reproduz os atributos habilitadores de uma discussão inclusiva da integralidade, como política pública no Brasil. Os temas são atuais e relevantes, o que tem a ver com a constituição concreta de produção, visibilidade e democratização do conhecimento sobre o cuidado da saúde coletiva. ”, ressalta.  

Campus Universidade de Brasilia  foto www cead unb brO apoio da Universidade de Brasília na organização do evento e nas propostas de discussões está sendo fundamental, instituição que mostra seu papel relevante na Saúde Coletiva. O professor do DSC/FS/UnB Gustavo Nunes de Oliveira é  o coordenador local, que está compondo o entendimento nessa estratégia coletiva e inclusiva.

A participação presencial é gratuita e contempla certificados. Também haverá outras formas de participação – com transmissão online e chat – oferecidas neste seminário. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*