O Conselho de Secretarias Municipais do Mato Grosso promoveu, entre os dias 22 e 24 de Julho, o XIV Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Mato Grosso, que para acompanhar as comemorações pelo vigésimo ano de implementação do SUS, mobilizou a comunidade acadêmica. O evento trouxe reflexões sobre medidas favoráveis e a implementação da luta pela construção e reconstrução permanente de um SUS mais humanizado e de qualidade para o povo matogrossense.
Com a intenção de fomentar as discussões também no âmbito político às questões pertinentes a saúde pública da região, o encontro contou com a presença de diversas entidades ligadas à saúde pública: Nelson Rodrigues dos Santos, Ana Costa, Elias Jorge e Julio S. Mulher. De renome no meio Acadêmico nacional, participaram Sônia Fleury(Fundação Getúlio Vargas/RJ), Roseni Pinheiro(Coordenadora do LAPPIS), e Carlos Alberto de Matos (FIOCRUZ/Brasília).
Durante o encontro,mais dois acontecimentos merecem destaque: a refundação do Centro Brasileiro de Estudos em Saúde – CEBES e a comemoração dos 20 ANOS DO SUS, 23 de julho de 2008, um marco histórico para a saúde pública em Mato Grosso. Nesse dia, 52 pessoas reuniram-se para reorganizar as atividades do CEBES no Estado, com 23 novos associados. A reunião foi convocada e organizada pelos professores do ISC/UFMT, Júlio Muller Neto e Maria Angélica Spinelli, apoiados por profissionais da Saúde, COSEMS/MT, Redes de Apoio ao SUS, organizações não governamentais e movimentos populares.
O COSEMS/MT tem como princípios de diretrizes da Gestão a Democratização, Transparência, Acolhimento e Cuidado, configurando o processo de construção coletiva de respeito às diversidades, que só se fortalece e redimensiona suas ações por estar construindo cotidianamente a capacidade de agregar. Esses princípios encontram o conceito de Integralidade proposto pelo LAPPIS.
A coordenadora do LAPPIS comenta de onde nasce essa parceria, “esse encontro aqui em MT plasma nossa parceria do ISC/UFMT com o LAPPIS. Consideramos uma referencia de produção de integralidade na região Centro-oeste, cria-se um sitio avançado aqui. O prof. Julio Muller é uma referencia importante no campo das políticas e planejamento, em seu texto sobre descentralização publicado na revista Saúde em Debate do CEBES, naquele ano. Ele foi meu professor em 89, junto como prof. Hesio Cordeiro, quando participei do projeto de Municipalização da Saúde, com apoio da FUNASA, no Instituto Brasileiro de Administração Municipal, junto com o Carlos Trindade, também uma referencia importante, com a experiência de Distrito sanitário em cachoeiras de Macacu. Sem duvidas, foi uma experiência muito importante para minha vida profissional e aprendi muito como esses intelectuais orgânicos da reforma sanitária. Além disso, como coordenadora do Projeto Experiências Inovadoras do MS/OPAS em 2000, a experiência de Regionalização por meio de Consórcios Intermunicipais de Saúde coordenada pelo Julio, então Secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso foi uma das selecionadas, juntamente com muitas outras no país, Rio Grande do Sul, Acre. Dessas experiências a de Mato Grosso, mantém o vigor e vitalidade sobre suas ações, resiste, em meio a diversidade isso é um mérito e um atributo de sustentabilidade. A Fátima Ticianel, assim como Julio e Maria Angélica Spineli, e toda uma equipe, que integram essa linha de atuação em pesquisa ensino de políticas e gestão no SUS do LAPPIS. Eles fazem parte de nossa rede multicêntrica de Pesquisa, e em novembro teremos um seminário especifico sobre o tema da Atenção Básica e Integralidade”.
Seja o primeiro a comentar