XIII Seminário notícias

XIII Seminário da Integralidade

julio e roseni_1.jpgEdição deste ano acontece em Cuiabá, em agosto

Confirmado. Em mais uma edição itinerante,  o Seminário da Integralidade acontece este ano em Cuiabá (MT), entre os dias 13 e 16 de agosto. O tema central é “Construção social da demanda por cuidado”, numa referência direta ao debate ocorrido em 2005, durante o V Seminário da Integralidade. A ideia é revisitar os eixos que nortearam a discussão e acabaram gerando uma coletânea publicada naquela época. O professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Júlio Müller, esteve no Lappis para uma reunião preparatória.

O evento já faz parte do calendário anual dos pesquisadores e profissionais de saúde coletiva. Para o professor Júlio Müller, pesquisador do Sítio Avançado Lappis-Centro-Oeste, os seminários da Integralidade têm uma característica peculiar. “Ao se orientar pelo conceito de integralidade, eles terminam por mobilizar não apenas os pesquisadores e produtores de conhecimento”, diz o professor, “mas também aqueles que estão em serviço, construindo o SUS no cotidiano e as diferentes instâncias onde se dão as práticas de trabalho”.

Nesta edição, além das tradicionais mesas-redondas, debates e lançamentos de livro que já fazem parte da programação dos seminários, haverá ainda minicursos, que serão ofertados pelos pesquisadores do Lappis durante o pré-seminário como uma forma de difundir conhecimento. Na programação paralela, destaque ainda para a Reunião das Incubadoras da Integralidade e para o Encontro Regional de Humanização e Apoio Institucional. O professor José Ricardo Ayres (USP) fará a Conferência Magna do Seminário, intitulada: “Cuidado: Trabalho e Integralidade nas Práticas de Saúde”.  

Conjuntura atual

Quanto ao temário, estarão sendo discutidos o direito à saúde, processos de trabalho e trabalho em equipe, bem como a interação entre trabalhadores e usuários, espaços públicos e a participação social.  Para Júlio Müller são eixos extremamente atuais. “Mais do que nunca, o direito à saúde continua no centro da nossa agenda. Não só pela questão do acesso, mas sobretudo pela questão da organização dos serviços para viabilizar esse acesso”, pontua. “Precisamos levar adiante uma discussão sobre as demandas e as formas de organização de um sistema de serviço de saúde que dê conta dessa demanda e que garanta esse direito”.

Júlio Müller antecipa ainda algumas questões que estão no foco da conjuntura atual e que devem permear boa parte dos debates do XIII Seminário. Trata-se da discussão sobre as formas de gestão, a redução do papel do Estado e o crescente aumento de Organizações Sociais e das Parcerias Público-Privadas, que o pesquisador chama de “formas improvisadas de gestão na saúde pública”.

“Dicuti-las está na essência da discussão sobre a garantia do direito à saúde”, diz. “Quer dizer: é possível garantir o direito à saúde no SUS com essas modalidades terceirizadas de garantia de serviço? Qual o efetivo papel do poder público em relação á garantia do direito?”.

O Seminário de agosto é uma excelente oportunidade para buscar respostas para essas questões. A expectativa é reunir cerca de 500 pessoas, entre professores, alunos, trabalhadores de saúde, usuários, na UFMT e no Hotel Fazenda Mato Grosso. Na coordenação do Seminário, estão Roseni Pinheiro (Lappis-IMS-UERJ), Julio Müller (Lappis-UFMT), Fátima Ticianel (Lappis-UGFMT) e Aluisio Gomes da Silva Junior (Lappis-ISC-UFF)

Clique aqui para conferir a cobertura do XII Seminário da Integralidade, que aconteceu ano passado, no Acre.

SERVIÇO:
XIII Seminário da Integralidade: Construção Social da Demanda por Cuidado
Onde: Cuiabá (Universidade Federal de Mato Grosso e Hotel Fazenda Mato Grosso)
Quando: de 13 a 16 de agosto
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*