Confira os temas das mesas-redondas e conferências do evento
Definidos os temas das mesas-redondas e minicursos que irão fazer parte da programação do XIII Seminário da Integralidade, entre os dias 13 e 16 de agosto, em Cuiabá, na Universidade Federal de Mato Grosso e no Hotel Fazenda Mato Grosso. Este ano, o evento terá como temática central a “Construção social da demanda por cuidado: revisitando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação”. Já as mesas tratarão de assuntos ligados à mediação em rede no SUS, gestão democrática, humanização do cuidado e incubadoras da integralidade, entre outros. Confira aqui e programe-se:
Os dois primeiros dias serão voltados para as atividades do Pré-Seminário, que contará com uma Ágora com apoiadores institucionais e humanização da Região Centro-Oeste, uma reunião da BVS Integralidade e as mesas-redondas “O cuidado na atenção primária e nas redes de atenção à saúde” e “Comunicação, Saúde e Sociedade”.
Além disso, ainda durante os dois dias de Pré-Seminário, haverá 10 minicursos (ver temas no final da matéria) com carga horária máxima de 8h, ofertados pelos pesquisadores do Lappis e por convidados de diferentes instituições envolvidas no evento.
Os minicursos são a grande novidade desta edição do evento e os temas vão desde direito humano à saúde e internação voluntária até itinerários terapêuticos e saúde mental. Fique atento. Em breve, divulgaremos a programação completa dos minicursos e inscrição em nosso site.
Conferência de abertura e mesas-redondas
No final da quarta-feira, dia 14 de agosto, a Conferência Magna – intitulada “Cuidado: Trabalho e Integralidade nas Práticas de Saúde” e ministrada pelo professor José Ricardo Ayres (Departamento de Medicina Preventiva / USP) – marca oficialmente a abertura deste XIII Seminário do projeto Integralidade.
As conferências e mesas redondas estarão reservados para o debate de temas transversais ao tema central, com particular relevância acadêmica e política. As mesas já definidas para o XIII Seminário da Integralidade são: “(In)visibilidade social e a luta por reconhecimento de direito de ser: a produção do comum”, “Gestão democrática e humanização do cuidado”, “Incubadoras da integralidade – trabalho em equipe e educação permanente para o SUS” e “Espaço Público, Atores e praticas participativas de mediação em rede no SUS”.
Programação político-cultural
Durante todo o período do pré-seminário e do seminário, serão desenvolvidas atividades que complementam a programação central. A Tenda Paulo Freire será montada durante o evento no Hotel Fazenda MT, sob responsabilidade do Movimento de Educação Popular em Saúde, que realizará diversas atividades de práticas integrativas
Além disso, apresentações musicais e atividades de integração com representantes de movimentos sociais e sindicais, representantes de usuários e trabalhadores da saúde e dos alunos do curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Mato Grosso, complementam o evento.
Confira aqui a cobertura da última edição do Seminário da Integralidade, que aconteceu no Acre, em 2012. A foto que ilustra essa matéria, com os professores Fátima Ticianel e Júlio Müller, ambos da UFMT, é de um debate que aconteceu na ocasião.
Programação
Dia 13 de agosto
9h às 16h – Ágora com apoiadores institucionais e humanização da Região Centro-Oeste
8h às 12h e 13h30 às 17h30 – Minicursos diurnos
a) Direito humano à saúde: revisitando o conceito teórico do cuidado como valor
b) Atenção domiciliar em saúde: efeitos e movimentos na oferta e demanda no SUS
c) Internação involuntária: aspectos teóricos, conceituais e prática na avaliação psiquiátrica
d) Itinerários terapêuticos e trajetórias de cuidado: contribuições para projetos terapêuticos e avaliação do cuidado em saúde
e) Saúde mental em encontros: possibilidades de arranjos entre saúde e sociedade
18h30 às 22h – Minicursos noturnos
f) Educação popular em saúde
g) Informações em saúde para gestores municipais, usuários e trabalhadores de saúde
h) Gestão pela escuta e liderança democrática
i) Cuidado na condição crônica e redes de atenção à saúde na perspectiva da integralidade
j) Promoção da Saúde e Saúde da Família
Dia 14 de agosto
13h30 às 17h30 –Reunião BVS Integralidade
9h às 11h – Mesa-redonda: O cuidado na atenção primária e nas redes de atenção à saúde
11h às 12h – Debate
12h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Mesa-redonda: Comunicação, Saúde e Sociedade
15h30 às 17h – Debate
17h às 18h – Conferência Magna: Cuidado: Trabalho e Integralidade nas Práticas de Saúde
Dia 15 de agosto
Atividades de recepção local
9h às 9h30 – Cerimônia de abertura
9h30 às 10h30 – Mesa-redonda: (In)visibilidade social e a luta por reconhecimento de direito de ser: a produção do comum
10h30 às 12h – Debate
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Mesa-redonda: Gestão democrática e humanização do cuidado
15h30 às 16h30 – Debate
Dia 16 de agosto
9h às 10h30 – Mesa-redonda: Incubadoras da integralidade – trabalho em equipe e educação permanente para o SUS
10h30 às 12h – Debate
12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h30 – Mesa-redonda: Espaço Público, Atores e praticas participativas de mediação em rede no SUS
15h30 às 17h – Debate
17h – Conferência de encerramento
Serviço:
XIII Seminário da Integralidade: Construção Social da Demanda por Cuidado
Onde: Cuiabá (Universidade Federal de Mato Grosso e Hotel Fazenda Mato Grosso)
Quando: de 13 a 16 de agosto
Inscrições em breve no site do Lappis
Seja o primeiro a comentar