Notícia

VIII Seminário Integralidade: Confira o perfil dos participantes

Na reta final para a realização do Seminário Integralidade, o LAPPIS contabilizou mais de 1300 inscritos. O BoletIN buscou traçar um perfil dos participantes para otimizar as estimativas e potencializar as expectativas de realização do evento.
Mais de 1300 inscritos para o VIII Seminário Integralidade que será realizado nos próximos dias 10,11 e 12 de Setembro. O BoletIN buscou traçar um perfil dos participantes para otimizar as estimativas e potencializar as expectativas de realização do evento. Segundo os organizadores do Seminário, as inscrições aumentaram cerca de 30% em relação ao evento realizado em 2007. O projeto “Integralidade –  Saberes e práticas no cotidiano das instituições de saúde” procura pautar as questões que norteiam o tema  Cuidar do cuidado: responsabilidade nos 20 anos do SUS constitucional e incentivar as reflexões a respeito do assunto.

Dentre profissionais interessados em participar se destacam médicos, enfermeiros, assistentes sociais, professores, psicólogos e nutricionistas de diversas secretarias  municipais e estaduais.  Dados fornecidos pelos organizadores do seminário revelam que o maior número de inscritos são das universidades. O Lappis recebeu inscrições de todo o Brasil, dentre as universidades estão UFF, UFRJ,  UERJ, Universidade Federal de Juiz de Fora,  Universidade Federal de Santa Catarina, UNIFESP, UFMT, UFRGS, UFPE, EERP/USP, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Pará, UNIVALI, Universidade de Goiás, UFMG, Universidade Estadual do Ceara, PUCRS, UFES. E ainda temos inscritos da Escola Nacional de Saúde Publica de Lisboa.  Dos serviços, temos gestores e profissionais de saúde das Secretarias Municipais de Porto Alegre (RS), Betim (MG), Belém (PA), Resende (RJ), Volta Redonda (RJ), Japeri (RJ), Paracambi (RJ),Vale do Itajaí (SC), Niterói (RJ), Joinvile (SC), Caruaru (PE),  Santana de Parnaíba, Vitória e Sumidouro. Das Secretarias Municipais, temos da Bahia, Rio de Janeiro, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul.

O perfil dos inscritos aponta que não apenas profissionais ligados a práticas cuidadoras de saúde demonstram interesse em participar do seminário e dos ateliês. O aumento significativo das inscrições em detrimento do ano que passou indica aumento do interesse da comunidade acadêmica em refletir as questões pertinentes a este assunto. No ano em que o Sistema único de Saúde comemora 20 anos de existência, os percentuais mostram a importância da conscientização por parte da sociedade civil em discutir essas questões. Outro fato observado pelos organizadores do evento é que cerca de 90% dos inscritos participam pela primeira vez do seminário. Fato que indicará novas perspectivas e otimizam as expectativas em torno do seminário. A renovação e diversidade de participantes trarão novo gás às mesas de debates e só contribuíram para que o seminário seja bem sucedido.

O projeto “Integralidade: Saberes e Práticas no Cotidiano das Instituições de Saúde”, em sua segunda fase, constitui o eixo analítico, dialógico e estruturante das atividades do LAPPIS relacionadas a estudos sobre experiências inovadoras que vêm emergindo do processo de consolidação do SUS. Desde o ano 2000 o projeto se preocupa em compreender os sentidos e significados atribuídos ao princípio da integralidade e para a elaboração de ferramentas de análise de programas e serviços centrados nessa diretriz.  Como é tradição será lançados uma coletânea com os trabalhos apresentados pelos palestrantes, além de resultados de pesquisa realizada pelos pesquisadores integrantes do LAPPIS, com o mesmo titulo do Seminário. A coordenadora encerra: “penso que a vitalidade do tema e a expressiva indicação de nossas publicações, traduzem o compromisso e a responsabilidade, sobretudo o cuidado que temos com aqueles que buscam fontes para suas reflexões. Entendo como uma atitude de afirmação do direito à saúde, como direito humano. Fico contente e revitalizada. Configura o próprio ethos público de nosso trabalho, de nossa produção, da nossa universidade, em que pese passar por momentos difíceis, de estado de greve, tendo em vista a longa ausência de ajustes salariais”.
Em 2007 foi realizado o VII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, com a participação de profissionais, gestores, pesquisadores, docentes, representantes da sociedade civil organizada, estudantes de graduação e pós-graduação. Em cada um dos eventos, foram apresentados trabalhos realizados pelos pesquisadores e colaboradores do projeto, reunidos na coletânea: Razões públicas para integralidade em saúde: o cuidado como valor, quase esgotado, como afirma a coordenadora: “Bem vindo ao evento, que dele se inscreveu e que não se inscreveu pode vir também, pois realizaremos inscrições na hora, somente no primeiro dia.”
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*