Notícia

VIII Seminário do Projeto Integralidade: “Cuidar do cuidado: responsabilidade com integralidade das ações de saúde – 20 anos do SUS constitucional”

Em foco, discussões a respeito de necessidades de investimento na capacitação de estudantes que serão futuros cuidadores, sem deixar de mencionar a dificuldade existente em perceber que cuidar é diferente de tratar.

Para otimizar as pesquisas e comemorar os 20 anos da implantação do SUS – Sistema Único de Saúde, o LAPPIS irá promover, nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2008, o VIII Seminário do Projeto Integralidade, que tem como tema: “Cuidar do cuidado: responsabilidade com a integralidade das ações de saúde – 20 anos do SUS constitucional”. O evento terá por objetivo a apresentação de discussões acadêmicas pertinentes ao assunto, e buscará motivar a comunidade científica a refletir a respeito das práticas profissionais exercidas e a atuação de gestores dentro dos temas que serão colocados. O seminário terá mesas-redondas que possibilitarão contatos interdisciplinares saudáveis e inovadores, dando subsídio para que se tenha interface institucional, e que apresentarão publicações no campo do cuidado, política de saúde, gestão e ensino.

A conferência de abertura ficará a cargo da professora Madel Luz, que vai discorrer sobre a importância do cuidado e dos desafios éticos e pedagógicos na saúde, principalmente na relação entre profissionais e usuários. Além disso, serão discutidas as necessidades de investimento na capacitação de estudantes que serão futuros cuidadores, sem deixar de mencionar a dificuldade existente em perceber que cuidar é diferente de tratar.

Após a conferência de abertura, terá início a mesa-redonda: “Responsabilidade e decisão no cuidado: é possível fundar um ethos público na saúde?”. Sobre este assunto, os expositores Bethânia Assy (Direito-UERJ), Felipe Dutra Asensi (IUPERJ-FGV) e Eduardo Stotz (ENSP-Fiocruz) vão discutir políticas inovadoras e apresentar questionamentos a respeito da temática de responsabilidade e cuidados.

No segundo dia de seminário, os expositores José Ricardo Ayres (Medicina-USP), Carlos Estellita-Lins (IFF-Fiocruz), Maria Elizabeth Barros de Barros (PPGPSI-UFES) e Antonio Maia (PUC e UERJ) farão parte da primeira mesa-redonda do dia, que terá como tema: “O Outro como a face do cuidado: é possível manter uma relação de si com o Outro?”. Aqui os pesquisadores vão explorar a questão do cuidar e a percepção do próximo como uma dimensão a ser respeitada.
Posteriormente, o debate com a temática “Busca por cuidado como um condicionante de saúde: é possível considerar a escolha do usuário na redefinição das ações de saúde?” trará os pesquisadores Paulo Henrique Martins (DCS-UFPE/Nucem), Tatiana Gerhardt (Enfermagem-UFRGS), Alda Lacerda (EPSJV-Fiocruz) e Octavio Bonet (IFCHS-UFJF), que discutirão a importância do cuidado na medicina social.

No terceiro e último dia de evento, os expositores César Favoreto (FCM-UERJ), Ana Heckert (PPGPSI-UFES), Elysangela Dittz (Hospital Sofia Feldman-BH), Lilian Koifman (ISC-UFF) e Isabel Brasil (EPSJV-Fiocruz) discorrem sobre “Ética e técnica no cuidado: é possível conciliar na prática educativa na saúde?”. A relação entre ética e técnica será abordada como processos não dissociáveis nas práticas de cuidado. O debate proposto aponta a técnica como um vetor de subjetivação.
 
E por fim, na última mesa-redonda do seminário, o tema “Responsabilidade sanitária: é possível definir o tamanho da integralidade no cuidado nos serviços públicos e privados?” será debatido por Aluisio Gomes da Silva Jr. (ISC-UFF), Cristiani Vieira (ENSP-Fiocruz), Angela Salton Rotunno (MPF-RS) e por representantes do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e da Agência Nacional de Saúde, respectivamente.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 25 de agosto

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*