Notícia

VII Seminário do Projeto Integralidade: Convite à reflexão do Cuidado como Valor

O LAPPIS convida a todos para participar do “VII Seminário do Projeto Integralidade: o Cuidado como Valor”, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro. 

O Seminário Integralidade chega à sua sétima edição. Desta vez, inaugurando a terceira fase do Projeto com o tema “Cuidado como Valor”. O evento pretende discutir todas as faces do Cuidado, sempre com uma pergunta (Responsabilidade coletiva no cuidado: é possível julgar a responsabilidade individual? ou Escuta como cuidado: é possível ensinar?), convidando à reflexão. O eixo temático debate ainda o cuidado em saúde como uma construção de discursos e ações que exige o reconhecimento do ethos cultural de quem é cuidado, mediante a revalorização do diálogo entre diversidade e pluralidade. Problematizar o conhecimento em saúde, nesse sentido, sobretudo no modo como trata a questão do valor dos valores da saúde na sociedade contemporânea e as soluções de investigações a ela destinadas torna-se tarefa constitutiva da compreensão do cuidado como a principal razão pública da integralidade em saúde.

Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Projeto e do Seminário Integralidade, o evento é considerado um momento auspicioso. “Digo isso porque é imprevisível saber exatamente o que vai se desdobrar a partir das discussões. O que caracteriza muito a produção do LAPPIS é a que forma como a grupo se constitui e se relaciona são nesses encontros anuais. Não podemos encontrar com os pesquisadores todos os dias, visto que muitos pertencem a outras instituições e até moram em outros Estados”, diz. “O VII Seminário inaugura a terceira fase do projeto, onde os objetos de reflexão vão ser constituídos a partir de uma problemática muito atual, que é a crise dos valores. O que vivenciamos na sociedade contemporânea é uma crise que envolve não só a moral e a ética: diz respeito também à forma pela qual nos relacionamos com o outro”. No cuidado em saúde, afirma, a idéia é ter um tratamento digno, respeitoso, com resolutividade e acolhimento. “A própria construção desse projeto já configura a maturidade do grupo, em aprofundar determinados temas, que ao longo desses sete anos nos ofereceram elementos para construir um certo conhecimento”. Temas como Epistemologia da Prática, Escuta como Cuidado, Responsabilidade Coletiva, Redes Sociais e humanização serão problematizados em forma de questionamento. “Vamos apontar dilemas e desafios a partir da idéia de como construimos uma percepção de que o cuidado reúne valores que merecem ser defendidos, que visam a afirmação da vida”.

A política das mesas com perguntas oferece maior estímulo à reflexão.”O Seminário Integralidade inaugura um processo de pensamentos em torno das questões que hoje problematizam e põem em cheque a própria efetivação da integralidade na discussão. A grande pergunta do seminário este ano é ‘como?’ Não mais ‘quem’ faz, mas ‘como’ fazer. Que respostas vamos dar a essas perguntas e tantas outras que surgirão ao longo dos debates. Nós propomos um desafio, tanto para os pesquisadores do LAPPIS, que buscam compartilhar essas reflexões, como também para aqueles que, de algum modo, vê na nossa produção um caminho fértil para as diversas formas de conhecimento”, comenta Roseni. “Creio ser essa a forma mais democrática de produção de conhecimento”. A coordenadora convida a todos para participar do evento, principalmente “aqueles que acreditam que a saúde deve ser um direito de cidadania”.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*