VI CBCSHS - Notícias

VI CBCSHS: Comissão define programação

altA comissão local de organização do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS) esteve reunida na tarde de 10 de julho de 2013, no Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade da Saúde (Lappis), no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), para discutir detalhes sobre a programação acadêmica e cultural do evento. 

 

Segundo a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, vice-presidenta do VI CBCSHS e da comissão local, esta reunião representou “mais um avanço expressivo na organização do congresso, pois consistiu em mapear e articular programações científicas e culturais, de tal forma que possamos criar um ambiente favorável e acolhedor à circulação e ao diálogo entre saberes e práticas no campo das ciências sociais e humanas na saúde coletiva”. 
 
Thiago Barreto, secretário executivo adjunto da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), destaca que houve avanços a partir dessa reunião, no diz respeito à organização das atividades, como mesas redondas e palestras. Estas definições eram um ponto aguardado para, com isso, “fechar a programação e deixá-la pronta para ser divulgada, já que faltam apenas mais alguns ajustes e pequenas pendências”, complementa Thiago. 
 
Roseni acrescenta que “compor uma programação dessa envergadura requer a identificação de espaços adequados, em tempo conciliáveis entre as atividades culturais e aquelas de cunho científico, tais como os grandes debates, apresentando convidados/as nacionais e internacionais, assim como ordenando as comunicações orais e pôsteres eletrônicos”. Para ela, esta é uma tarefa cuidadosa de costura e organicidade entre a comissão local, a secretaria executiva da Abrasco e a empresa organizadora. 
 
PROGRAMAÇÃO – Entre as atividades que farão parte do VI CBCSHS, estão os seguintes projetos transversais: 1) Memória – ABRASCO /UERJ/Ciências Sociais e Humanas em Saúde, coordenado pelo profº do IMS/Uerj Martinho Silva; e 2) Perfil e contribuições das Ciências Humanas e Sociais no Campo da Saúde Coletiva, com a coordenação da profª Leny Trad. 
 
Ainda segundo Roseni, será montado o Espaço Saúde & Letras 2013, liderado por João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz, com programação composta por debates especialmente construída para o Congresso. Integrando essa atividade, também com uma programação especifica, a parceria com a Vídeo Saúde da Fiocruz possibilitará a exibição de vídeos de curta-metragem durante o evento. “Estamos no firme propósito de disponibilizar a programação científica e boa parte da cultural até 10 de agosto de 2013, com horários, salas, locais de exposição. É um desejo que estamos lutando para lograr e, com a metodologia de GTs, nos permite vislumbrar esse resultado”, explica Roseni.
 
O CONGRESSO – O VI CBCSHS será realizado de 13 a 17 de novembro de 2013, na Uerj, com o tema “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva”. O Congresso reunirá pesquisadores/as, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais voltadas para a saúde, de forma a incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. 
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*