VI CBCSHS - Notícias

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE

alt

A comissão local de organização do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (VI CBCSHS) tem trabalhado a todo vapor para preparar o evento.  Em reunião na tarde de 16 de julho de 2013, no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro, foram definidos detalhes da programação científica do evento, principalmente com relação às mesas e aos trabalhos selecionados para o VI CBCSHS. Segundo Kenneth Rochel de Camargo Jr., professor do IMS/Uerj e presidente do Congresso, o esqueleto básico do projeto está definido. A programação pode ser vista no hot site do evento
 
O VI Congresso será realizado entre 13 e 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro, no Campus Maracanã da Uerj, trazendo como tema central “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva” e dando continuidade ao processo de reflexões produzidas nas cinco edições anteriores acerca das Ciências Sociais e Humanas no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira. Durante o VI CBCSHS, haverá 35 grupos de trabalho (GT’s), distribuídos em categorias e temas diversos. Na opinião da pesquisadora Leny Trad (ISC/UFBA), os temas deste ano “refletem a pluralidade de questões que tem sido suscitadas e estão presentes em mais de um GT, como a questão de gênero, Aids, Nutrição e isso é uma opção da comissão científica, de respeitar especificidades de grupos demandantes”, explica. 
A pesquisadora ressalta que houve um volume significativo de trabalhos submetidos, superior a 2.400, e os resumos selecionados apontam houve um aumento de qualidade, o que mostra um crescimento da área das Ciências Humanas e Saúde no Brasil como um todo. “É uma tendência que já vem se mostrando desde o congresso anterior, que é da expansão dessa produção para além do eixo Rio-São Paulo, então, neste ano, há uma presença do país de modo melhor distribuído”, informa.  
Madel Luz (Lappis/IMS/Uerj), também integrante da comissão organizadora, concorda e acrescenta que “o crescimento e a expansão temática da área de ciências sociais  em saúde, que abrange muitos setores da vida, do viver, do adoecer, antes não eram contempladas, mas há muitas pesquisas sendo desenvolvidas atualmente neste campo por diversas disciplinas que antes também não participavam do campo das ciências humanas em saúde, por exemplo, a educação física, a psicologia social, a educação e a nutrição. Há 20 anos atrás, fizemos estudos do crescimento paulatino das diversas áreas que não existiam naquela época em que começaram os congressos. Isso depõe a favor da riqueza da área, do crescimento disciplinar, do crescimento do número de projetos da área”, avalia. 
PROGRAMAÇÃO – Entre as atividades que farão parte do VI CBCSHS estão os seguintes projetos transversais: 1) Memória – ABRASCO/UERJ/Ciências Sociais e Humanas em Saúde, coordenado pelo prof° do IMS/Uerj Martinho Silva; e 2) Perfil e contribuições das Ciências Humanas e Sociais no Campo da Saúde Coletiva, com a coordenação de Leny Trad. Será montado o Espaço Saúde & Letras 2013, liderado por João Canossa, editor executivo da Editora Fiocruz, com programação composta por debates especialmente construída para o Congresso e exibição de vídeos de curta-metragem durante o evento. 
O CONGRESSO – O VI CBCSHS será realizado de 13 a 17 de novembro de 2013, na Uerj, com o tema “Circulação e Diálogo entre Saberes e Práticas no Campo da Saúde Coletiva”. O Congresso reunirá pesquisadores/as, docentes, profissionais e estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais voltadas para a saúde, de forma a incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*