Notícia

Universidade de Buenos Aires recebe o XIV Seminário Integralidade

Evento Uba 2Hoje, as atividades do XIV Seminário Internacional integralidade se juntam as atividades das Jornadas de Salúd, que acontecem dentro na Universidade de Buenos Aires, Argentina, constituindo a parte internacional do evento. Em parceria, o Instituto de Investigações Gino Germani e sua equipe de colaboradores, organizou e acolheu as atividades previstas no seminário.  Estudantes, acadêmicos, profissionais de saúde e a comunidade de pesquisa são alguns segmentos que devem passar em grande número entre os dias 15, 16 e 17 na UBA, onde se espera uma média de mil participantes. A partir das 9:30 foram apresentadas as mesas de ponencias, com temas diversos, tais como: as políticas públicas e os serviços, o uso de drogas e a saúde mental, sexualidade e saúde, promoção do direito à saúde, entre muitos outros relacionados a este universo e aos temas recorrentes na sociedade em que vivemos, onde o tempo todo algum tipo de direito básico é violado, seja conceitualmente (ideologicamente) ou fisicamente.

Por volta das 17:30, foi iniciada a Mesa de Abertura, oficializando o início do evento, cujo título é “Cuidado e Integralidad en Salud: balances y perspectivas en América Latina”. O foco desta mesa foi introduzir um panorama das dificuldades e particularidades deste cuidado na saúde (e, por sua vez, em seu inverso também) e a construção da integralidade nas relações entre gestores, usuários, serviços e cidadãos como um todo, em sua face mais “visível” e palpável.

Sebastián Sustas, Bolsista do Conicet, um dos organizadores das Jornadas, ajudou a equipe de Comunicação fazendo um “balanço geral dos acontecimentos do dia, compartilhando seu olhar sobre o evento. (Trecho em Espanhol)

“Las XI jornadas nacionales de debate interdisciplinaio en salud y población que se hacen por primera vez em conjunto com el XIV Seminario Internacional do projeto de integralidade, que se realizaron del 13 al 15 de octubre em Porto Alegre y que continúan em Buenos Aires del 15 al 17 de octubre, contaron en el primer día com 12 mesas de presentación de ponencias divididas en dos jornadas de manana y tarde a las que asistieron entre expositores, comentaristas y assistentes, más de 150 personas.

Entre los participantes se contó com la presencia de investigadores y profesionales de la salud de diferentes países de América latina (Argentina, Brasil, Chile, Colombia y Urruguay). Las temáticas que se abordaron em las mesas fueron: salud y médios, salud sexual y reproductiva, comunicación y políticas de salud, salud mental y consumos problemáticos de drogas, aspectos sociodemográficos y aspectos relativos a los cuidados em salud, promoción de la salud y derechos y transformaciones em el campo de la salud, entre otras temáticas.

La mesa de apertura em Buenos Aires contó com la presencia de autoridades del Instituto de Investigaciones Gino Germani (IIGG), de la Facultad de Ciencias Sociales, coordenadores del área de Salud y Población del IIGG, y la coordenadora del LAPPIS, Roseni Pinheiro. “

Acompanhe as notícias e chamadas do evento em nossa página do facebook!

 

*Coordenadores do XIV Seminário Internacional Integralidade: Roseni Pinheiro, Tatiana Gerhardt, Aluisio Gomes da Silva Jr, Pablo Francisco Di Leo, Marisa Ponce e María Pía Venturiello

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*