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UFPB DISCUTE INTEGRALIDADE

Coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, palestra sobre o tema e participa de banca de mestrado na instituição da Paraíba.

 

matéria UFPBEstudantes de graduação e pós-graduação da área de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) receberam no campus de João Pessoa, no último dia 29, a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro. Convidada para palestrar sobre o tema “Responsabilidade e Juízo Critico: para uma análise da dimensão axiológica das práticas da integralidade do cuidado”, Roseni também participou, na tarde do dia 30, da banca de mestrado da fisioterapeuta Renata Newman, no Programa de Pós Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da UFPB.  

“Foi uma emoção estar de volta a UFPB depois de 14 anos. Estive aqui quando coordenei o projeto Experiências Inovadoras, apoiado pelo Ministério da Saúde e pelo Banco Mundial. Uma das experiências selecionadas tinha como tema as práticas da integralidade do cuidado e versava sobre a integração com serviços de Atenção Básica no Estado. Fitoterapia e Homeopatia eram as práticas difundidas à época e hoje percebi que se tornaram expoentes na produção tecnológica e cientifica da universidade. Fiquei feliz, também, por voltar às minhas origens, na terra da minha amada mãe-vó”, avalia Roseni.

Para Geísa Dias, estudande de Fisioterapia da UFPB, a palestra foi além das expectativas. “Ao contrário do que normalmente acontece na academia, quando discutimos o conceito de integralidade de forma minimalista, mais teórica, pudemos pensar, de forma prática, a sua aplicação no SUS”, comenta. Seu colega Félix Junior concorda: “É muito bom ver que a inquietação que nós, estudantes, temos sobre temas como a integralidade e o processo saúde-doença tem sido bastante estudada por outros pesquisadores. Na palestra, percebemos a importância de não apenas estudar, discutir em sala de aula, mas também, como disse a professora Roseni, de devolver esse conhecimento para a sociedade, de fazer as microrrevoluções no sistema de saúde”.

A professora da UFPB Kátia Ribeiro, orientadora de Renata e responsável pelo convite à Roseni Pinhiero para a palestra, ressalta a importância do debate sobre o tema: “Conseguimos aproveitar a presença da professora Roseni, uma referência nacional na área da integralidade em saúde, para promover um debate mais amplo sobre o tema. Essa iniciativa abriu a oportunidade de fazer com que a discussão não se limitasse apenas aos serviços, mas também chegasse aos estudantes de graduação. Este tipo de evento pode auxiliar nas mudanças tão necessárias na área”.

Integralidade e interdisciplinaridade na Estratégia Saúde da FamíliaBancaRenataNewman

Em sua visita à UFPB, a pesquisadora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, também participou da banca de defesa da dissertação de mestrado da fisioterapeuta Renata Newman. Desenvolvida no programa de Pós Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade, sob orientação da professora Kátia Ribeiro, a pesquisa resultou no trabalho intitulado “A integralidade e a interdisciplinaridade na formação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família”.

“No decorrer da pesquisa percebemos diversas dificuldades enfrentadas na formação dos futuros profissionais de saúde, que resultam em um profissional com limitações em sua prática do cuidado em saúde, sobretudo no tocante à integralidade e interdisciplinaridade. E os resultados apontam possíveis soluções para superar as fragilidades na formação dos profissionais”, resume Renata.

Agora mestre, a fisioterapeuta destaca a contribuição da coordenadora do Lappis para o seu trabalho. “A experiência da professora Roseni na área da Integralidade despertou a intenção em convidá-la para participar da banca, na certeza de que seu conhecimento iria contribuir para o aprimoramento do trabalho, para que ele possa ter um retorno efetivo para a concretização de mudanças na formação profissional em saúde, de modo a adequá-la à formação de um profissional mais crítico, reflexivo, humanista e comprometido com a realidade social do meio em que atua”, aponta Renata.

“A dissertação de Renata Newman me mostrou um potencial teórico-metodológico do tema da interdiscplinariedade e integralidade. Trata-se de um esforço acadêmico responsável da aluna e dos orientadores, profs. Kátia e Ulisses. Todos estão de parabéns. Trata-se de uma inovação, um autêntico processo de incubação de conhecimento para integralidade do cuidado na formação em saúde”, finaliza Roseni.

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