Notícia

TV alternativa. TV dos trabalhadores.

TVTNo dia 29 de Julho, apoiadores da Política Nacional de Humanização participaram de uma Oficina de Mídia Tática com pesquisadores do Laboratório de Inteligência Coletiva e profissionais da TV dos Trabalhadores (TVT). O objetivo da Oficina é fomentar a percepção e a sensibilidade dos profissionais da PNH a respeito das possibilidades de registrar, documentar e divulgar ao público suas ações e experiências desenvolvidas no SUS.

Os apoiadores conheceram a história da TVT, que surgiu a partir da luta dos trabalhadores do ABC paulista pela democratização da comunicação e pelo direito de apresentar outras versões para fatos, muitas vezes ignorados pela grande mídia. O diretor da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, que mantém a TVT, Valter Sanches, afirmou que a rede tem como objetivo comunicar não só aos sindicalistas, mais aos espectadores que desejam receber informações livres de “censuras” e “amarras políticas”.  “Temos que contribuir para a formação de um pólo alternativo de comunicação, oferecendo conteúdos informativos de qualidade e mais possibilidades de radiodifusão”, afirmou Sanches.

Durante a Oficina, como exercício prático, os participantes foram convidados a produzir, um vídeo de um minuto sobre o que é a humanização. O professor da PUC-SP Rogério da Costa, resgatou a história das teorias da comunicação e o agenciamento coletivo de informações e redes sociais. O cineasta Max Alvim apresentou noções de enquadramento, áudio e técnicas para coletar depoimentos. Também foi destacada a importância de se levar os conteúdos sobre saúde para as diferentes redes sociais. Ao final, o grupo fez uma visita aos estúdios da TVT.

Esta iniciativa é parte das novas estratégias de comunicação da Política Nacional de Humanização, que ao longo de 2014 vai investir em 12 programas de TV, 52 programas de rádio e na produção de 96 pautas sobre humanização, para distribuição na imprensa. A TVT entrou no ar em 2010 e faz parte de um grande esforço de difusão alternativa de comunicação da Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho – entidade educativa e cultural, sem fins lucrativos, criada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Diadema.

 

*Fonte : RedeHumanizaSus

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*