Notícia

Trabalho sobre inclusão da Integralidade em Saúde como descritor no Decs será apresentado em congresso

Levantamento conceitual e estatístico aponta crescimento na busca pelo tema nas bases de dados da Bireme

 

CBBD pOs resultados do esforço de anos dos profissionais da área de informação junto ao Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis serão apresentados no XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Com o tema A Relevância da inclusão do descritor Integralidade em Saúde nos descritores em Ciência  da Saúde (Decs), a apresentação será no dia 24/07, às 15h40, no Auditório Turquesa 5 do Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A bibliotecária do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Sandra Infurna, explica que o trabalho reuniu profissionais das instituições parceiras que fazem parte da Biblioteca Virtual de Saúde – BVS Integralidade em Saúde. Além da UERJ, o grupo contempla a Universidade Federal Fluminense e Fiocruz. “Desde a formação da BVS Integralidade a gente visava disseminar a produção técnica e científica nesse tema. Esse trabalho engrenou a partir de 2007/2008. Fizemos estudos por uma terminologia específica no Decs/Bireme para ter maior precisão na busca do conhecimento. Quando conseguimos, em 2013/2014, que foi autorizado o descritor Integralidade em Saúde no Decs/Bireme, pensamos em registrar esse processo, realizado nesses anos todos, que é difícil”, contextualiza.

Para a apresentação no Congresso, foi realizado um levantamento conceitual e estatístico, apontando para o crescimento na busca pelo tema nas bases de dados da Bireme. A inscrição, que originalmente foi para pôster, foi proposta para apresentação oral pela equipe avaliadora, que elogiou a qualidade do trabalho. Sandra Infurma considera ótimo o reconhecimento: “é uma forma de ressaltar essa luta toda do Lappis. Agora é fazer com que as pessoas que produzem conhecimento na área utilizem esse descritor para facilitar a recuperação”, ressalta.

O trabalho foi realizado pelas bibliotecárias Geisa Meirelles Drumond; Maria Margareth Vieira Pacheco e Josimara Dias Brumatti (UFF);  Luciana Danielli de Araujo e Maria de Fátima Moreira Martins (FIOCRUZ) e  Sandra Infurna (LAPPIS/IMS/UERJ) e faz parte do Eixo VIII – Organização e Representação da Informação : tecnologias e novas ferramentas, produtos e serviços, políticas, cooperação. O XXVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 2015 acontece de 21 a 24 de julho em São Paulo.

Mais informações em: http://www.acquaviva.com.br/cbbd2015/index.php

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*