Notícia

Terceira Reunião de Comitês da BVS-EPS

altA BVS Integralidade em Saúde, através das bibliotecárias Sandra Infurna (Lappis/IMS/Uerj) e Luciana Danielli (ICICT/Fiocruz), esteve presente na III Reunião dos Comitês Consultivos e Executivos da BVS Educação Profissional em Saúde, que aconteceu entre 11 e 13 de novembro, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz.

 

O primeiro dia de encontro foi dedicado às deliberações do Comitê Consultivo, no qual a BVS Integralidade em Saúde faz parte. Na ocasião, foi definida a matriz de responsabilidade para o ano de 2014, como também, organizada uma reunião virtual com os Comitês Consultivos e Executivos para a reformulação das áreas temáticas da BVS-EPS.

“Foi deliberada a atuação operacional e de coordenação das comissões que compõem os comitês, como as escolas técnicas na operação e alimentação das fontes de informação, e o comitê consultivo junto a essa proposição positiva da formulação das áreas temáticas”, contou Luciana Danielli, bibliotecária do ICICT Fiocruz.

A BVS Integralidade em Saúde faz parte do Comitê Consultivo da BVS-EPS. Para a bibliotecária Sandra Infurna, a troca de experiência ajudará a fortalecer áreas não contempladas pelo Descritores em Ciências da Saúde/DeCS.

“Essa troca de experiências que nos é possibilitada pela reunião com outras instituições, é de grande importância, pois podemos discutir nossas dificuldades e trabalharmos em parceria para buscarmos soluções para as mesmas. Vimos como é fundamental a discussão dos Descritores em Saúde da Bireme. Foi decidido, entre LAPPIS, UFF, EPSJV e ICICT, uma reunião no início do próximo ano para trabalharmos esses descritores visando fortalecer essas áreas que não são contempladas pelo DeCS.”

altNos dias seguintes, 12 e 13 de novembro, as/os bibliotecárias/os do Comitê Executivo participaram da atividade de treinamento de alimentação das fontes de informação do Sistema BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, pela bibliotecária Creusa Stephen Figueira (BVS-EPS). Elas aprenderam sobre o Localizador de informação em saúde/LIS, o Diretório de Eventos da BVS/DIREVE e LILDBI, que é a base de dados temática especializada em educação em saúde da BVS.

“O Comitê Executivo esteve presente para saber olhar documentos, inserir os documentos, saber indexar na base. Vamos ajudar a pensar nos documentos, quais tipos de vertentes podemos colocar nos documentos, que o usuário consiga captar esse documento. Queremos tornar essa biblioteca mais acessível”, explicou Cristiane Batista Andrade, coordenadora da BVS-EPS.

Descritores

A bibliotecária Creusa Stephen Figueira focou o treinamento nos Descritores em Ciências da Saúde/DeCS. Ela explicou que o DeCS abordam mais as ciências médicas, deixando de atender bem o campo interdisciplinar e multidisciplinar. A bibliotecária apresentou o estudo feito por ela, no qual ela mapeou o campo, fazendo uma análise documental, uma lista de vocabulário e uma relação de conceitos para cobrir a falta de descritores no DeCS.

“A integralidade é um conceito caro no nosso campo também, pois ela é um dos princípios do SUS. Ela não está nos descritores da Bireme. E ela precisa entrar, conforme outros conceitos nossos. Se não existe o termo, nada é classificado nele. Então, como vão encontrar essa documentação? Nada é encontrado. Isso não tem um menor sentido numa biblioteca especializada. Pois se ela é especializada naquele assunto, ela tem que ter todos os conceitos daquele assunto”, explicou Creusa.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*