Não Destacado

Sofia Feldman aposta em terapias integrativas

O atendimento às gestantes é pensado de forma integral no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte.  Na instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo e Terapias Integrativas e Complementares (NTIC) acolhe mulheres (pacientes ou não do Sofia Feldman) nas últimas semanas de gestação com o objetivo de prevenir a ansiedade do parto e evitar possíveis incômodos sentidos nas últimas semanas da gravidez. “A mulher fica mais calma, trabalha o emocional, alinha o seu centro e tem um parto mais tranquilo”, explica Lília Coelho Lopes.
 No núcleo estruturado em ambiente acolhedor e perfumado por incenso, Lília Coelho atende cerca de 20 mulheres por semana. Todas elas passam por uma avaliação antes de serem encaminhadas para as terapias, como a acupuntura e a auriculoacupuntura, em que são usadas sobre a pele agulhas e ventosas, respectivamente. O núcleo oferece também aromoterapia, massagens, escalda-pés, reflexologia e homeopatia. Ao final das sessões, Lília recomenda flores, chás e ervas, resgatando a riqueza da sabedoria popular.
Nívea Marcia Brandão, grávida de oito meses, frequenta o núcleo desde a sua 37ª semana de gestação e não poupa elogios ao atendimento humanizado: “O núcleo nos prepara emocionalmente para o momento do parto. É um colo, um aconchego, um carinho especial. A gente se sente mais segura, mais fortalecida”, conta. Lília Coelho acredita que, além do benefício emocional e da ajuda com a dilatação e com a posição do bebê, o tratamento das gestantes no núcleo contribui para que elas se sintam mais confiantes e tenham mais segurança em relação ao local do futuro parto: “O núcleo funciona para que as mulheres se sintam bem acolhidas. Elas percebem que o hospital, onde é realizado o parto, é, na verdade, uma continuação desse espaço. Neste momento já foi estabelecido um link afetivo”, afirma.
Criado em 1982, o Hospital Sofia Feldman é considerado referência nacional e internacional na realização de partos normais e na assistência humanizada à gestante. Atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*