Notícia

SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO: resultados de uma auspiciosa parceria entre LAPPIS e NUCEM.

Nos dias 13 e 14 de agost, o LAPPIS e o NUCEM realizam, em Recife, um simpósio cujo objetivo é pôr em evidência a prática avaliativa voltada para o usuário. Confira!

Durante os dias 13 e 14 de agosto, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberá o LAPPIS e o Núcleo de Cidadania (NUCEM) para a realização do Simpósio Nacional sobre avaliação na perspectiva do usuário: contribuições para estudos sobre práticas avaliativas amistosas à integralidade em saúde. O evento acontece no auditório do Centro de Filosifias e Ciências Humanas (CFCH – UFPE) e será coordenado pelos professores Paulo Henrique Martins (UFPE – NUCEM) e Roseni Pinheiro (IMS-LAPPIS/UERJ).

O primeiro dia terá o tema “Usuário na avaliação em saúde: possibilidades de abordagens” como abertura, trazendo à mesa os professores Paulo Henrique Martins, Roseni Pinheiro, Aluisio Gomes da Silva Jr. (ISC-UFF-LAPPIS) e Rita Barradas (Representante na CAPES no CTC – Grande Área da Saúde e Saúde Coletiva). No mesmo dia, às 13h30, a segunda mesa tratará do assunto “Experiências das regiões Norte-Nordeste-Centro-Oeste de Estudos Avaliativos centrados no Usuário”, contando com a presença de Rodrigo Silveira (UFAC), Maria Antonieta (UFPE) Paulo Henrique Martins e Roseney Belato (UFMT).

A programação do dia 14 começará às 9h com o debate “Experiências das regiões Sudeste-Sul de Estudos Avaliativos centrados no Usuário. A primeira mesa do dia contará com a presença de Tatiana Coelho Lopes (Sofia Feldeman), Elizangela Dittz (UFMG), Fátima Tavares (UFBA/UFJF) e Tatiana Gerahrdt (UFRGS). Após o almoço, às 13h30, os palestrantes Julio Muller (CONASS), Cesar Favoreto (UERJ), Julio Lins (UFPE), Aécio Matos (UFPE) discutem o tema “Olhares Transversais sobre Avaliação: gestão e processos de trabalho”.

O simpósio é fruto de uma coletânea originada por uma pesquisa, que envolve seis Estados da Federação, nove cidades e o apoio do Ministério da Saúde/CNPq. Sabendo da noção de que as avaliações das ações em saúde tendem a privilegiar, tradicionalmente, o olhar do planejador, os coordenadores procuraram demonstrar um outro olhar. Sendo esse próprio do usuário cuja integração pelo Sistema Único de Saúde é indispensável, caso se queira comprometer mais decididamente o usuário como partícipe e promotor da saúde pública.

O evento conta com o apoio do Ministério da Saúde, do CNPq, e da UFPE-Propesq- PPGS e pretende atrair estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais, usuários, profissionais, gestores e pesquisadores/docentes, entre outros.

As inscrições já podem ser feitas tanto aqui, no site do LAPPIS, quanto no site do NUCEM http://www.nucleodecidadania.org. Não deixe de se inscrever! 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*