Notícia

Símbolos da prevenção e da garantia de direitos – Outubro Rosa

Outubro-Rosa-480x270Outubro Rosa é um movimento mundial, onde se intensificam ações de prevenção ao câncer de mama, entre diversas outras práticas integradas, focadas na saúde da mulher. Historicamente, a expressão “Outubro Rosa” remonta à última década do século 20, quando o simbolismo do laço cor-de-rosa foi elevado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu fitinhas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990, e que desde então é promovida anualmente na cidade.

 

 

A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, no dia 02 de outubro de 2002, quando foram comemorados os 70 Anos do Encerramento da Revolução. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama e com a militância por políticas de prevenção. O grupo conseguiu apoio de uma conceituada empresa europeia para viabilizar a iluminação do monumento, propondo uma reflexão sobre o que pode ser feito acerca do bem estar feminino.

 

A partir desta ação, diversas outras entidades relacionadas ao câncer de mama e a promoção da saúde da mulher se articularam para financiar campanhas educativas, corridas, eventos culturais, além de iluminarem de rosa monumentos e prédios de grande referencial arquitetônico, como o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, o Palácio Anchieta no Espírito Santo, o Palácio do Planalto em Brasília a Catedral Metropolitana de Florianópolis, entre outros tantos, o que classifica o Outubro Rosa como parte integrante da agenda nacional.

Na atualidade, manifestações pela garantia dos direitos das mulheres usam como pretexto o mês de Outubro, integrando-se às atividades do Outubro Rosa para alcançarem maior visibilidade. É uma oportunidade por exemplo, para exigirem que a Lei dos 60 dias, que garante ao paciente oncológico o início de seu tratamento em até 60 dias após o diagnóstico da doença, seja respeitada conforme a constituição, no número 12.732/12. A Lei, foi sancionada pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em novembro de 2012.

 

Saiba quais são os principais direitos da mulher em relação à sua saúde! Confira AQUI.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*