Notícia

Série Parcerias LAPPIS – Aluisio Gomes Jr.

Aluísio Gomes Silva JRé Médico, Professor Adjunto do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF (Niterói – RJ), coordenador do Lupa-Saúde (Laboratório Universitário de Planejamento e Administração em Saúde), ex-coordenador da Instalação do Pólo de Capacitação, Formação e Educação Permanente de Pessoal para Saúde da Família no Estado do Rio de Janeiro, Núcleo UFF. Aqui ele conta um pouco sobre sua experiência com as atividades do laboratório, a importância deste trabalho e um novo projeto.

altBoletIN -Esse ano o projeto integralidade completa 8 anos de existência e 5 anosdo Grupo de Pesquisa LAPPIS, o que vc gostaria de destacar nesse percurso? E quanto as atividades de pesquisa/trabalho/publicação?

Aluísio-O LAPPIS tem sido um grande ponto de encontro de pesquisadores , profissionais de saúde, discentes e movimentos sociais interessados em Política de Saúde.
Sua produção traz inovações teóricas quanto ao conceito de integralidade e procura divulgar práticas comprometidas com aquela diretriz do SUS. Procura-se também dar voz aos diversos atores que atuam no setor saúde, em especial os trabalhadores e a sociedade organizada.

BoletIN – Na sua opinião, qual a importância da pesquisa em integralidade para a Saúde Coletiva?

Aluísio-A importância da pesquisa em Integralidade reside na capacidade deste conteúdo em evidenciar problemas e lacunas no exercício do Direito à Saúde e em propor estratégias e práticas para superação destes problemas. Incorporando novos olhares, novos pontos de vista  e novos modos de construir a responsabilidade pela Saúde.

BoletIN – Fale um pouco sobre a parceria LAPPIS-UFF. Como a parceria funciona, quais os benefícios para ambas as partes?

Aluísio-O Instituto de Saúde da Comunidade da UFF, por meio dos pesquisadores do Grupo de Estudos de Gestão e Educação em Saúde – GEGES ( grupo de pesquisa do CNPq desde 1999 )  e do LUPA –Saúde   ( Projeto de Extensão) vem desenvolvendo pesquisas e atividades em parceria com o projeto integralidade e o LAPPIS desde 2001 .
Os temas de maior envolvimento de nossas instituições são o Ensino das Profissões de Saúde tendo como eixo a Integralidade; Saúde Suplementar e Integralidade  e  a Avaliação em Saúde sob a ótica da Integralidade.

Vários projetos de pesquisa foram e estão sendo desenvolvidos e sua produção científica tem sido divulgada por meio de artigos e livros de grande repercussão como as Coletâneas CONSTRUÇÃO DA INTEGRALIDADE(2003); EDUCAÇÃO MÉDICA EM TRANSFORMAÇÃO( ABEM,2004); ENSINAR SAÚDE(2005); CONSTRUÇÃO SOCIAL DA DEMANDA(2005); GESTÃO EM REDES(2006) ; INTEGRALIDADE E SAÚDE SUPLEMENTAR (2007) e outros.

BoletIN – Há planos para o futuro nesta parceria? Quais? Projetos, mais parcerias?

Aluísio-Estamos desenvolvendo o eixo AVALIAÇÃO SOB ÓTICA DA INTEGRALIDADE com projetos no campo da Atenção Básica e da Saúde Mental.
O livro  DESINSTITUCIONALIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA ESTUDOS AVALIATIVOS é um recente produto desta parceria que pretendemos que dure muito!
 
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*