Notícia

Fiocruz lança série em DVD “Nascer no Brasil”e seminário sobre o tema na terça-feira, 16/12

O retrato do nascimento na voz das mulheres é o tema da série, em DVD, “Nascer no Brasil”, lançada pela Video Saúde Distribuidora da Fiocruz no dia 16 de dezembro, de 14h às 17h, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz. O DVD contém dois títulos: Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos, ambos dirigidos, fotografados e produzidos por Bia Fioretti, publicitária especialista em Criação e Comunicação em Saúde Pública.

 

A ideia do vídeo é dar voz aos números da pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que teve como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos das intervenções obstétricas no parto, incluindo as cesarianas desnecessárias, assim como a motivação das mulheres pela escolha do parto.

Para lançar o DVD, o Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde (Neavs) e o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CEIcict) promovem um debate aberto ao público sobre os bastidores da realização do DVD e o uso do audiovisual para dar visibilidade à pesquisa, sucedido pela exibição de um dos vídeos da série.

O seminário vai contar com a presença da coordenadora geral da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), a diretora da série, Bia Fioretti, e da pedagoga e especialista em tecnologias educacionais, Gabriela Dias, como mediadora.

Para obter outras informações e acessar os trailers dos vídeos, clique aqui  

 

Serviço:

Seminário Nascer no Brasil

Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi | Biblioteca de Manguinhos | Campus da Fiocruz

Av. Brasil, 4.365 | Manguinhos | Rio de Janeiro

Horário: 14h às 17h

 

(Fonte: ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*