Cerca de 200 pessoas participaram da semana científica da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abrigou dois seminários e um curso internacionais entre os dias 2 a 6 de julho. A economia clínica e a gestão do cuidado estiveram no centro do evento, que reuniu profissionais da saúde, professores e alunos de diversas universidades.
A semana científica foi aberta com o Curso Básico sobre Economia Clínica, ministrado pelo professor Franz Porzsolt da Universidade de Ulm, na Alemanha. No curso, foi discutido que a Economia Clínica é uma área multidisciplinar que combina atitudes, habilidades e conhecimentos de medicina, epidemiologia clínica, filosofia, ética, psicologia, bioestatística, comunicação e economia, a fim de gerar resultados mais eficientes para os pacientes e sociedade como um todo. O curso também contou com a participação da professora Tania Thomaz, do Instituto Biomédico e da Pós-Graduação em Ciências Cardiovasculares da UFF.
Já o primeiro seminário abordou o tema: “O cuidado ao câncer de mama nos sistemas de saúde público e privado”. O professor Franz Porzsolt juntou-se a Mariana Brito de Araújo Lou (INCA) e Thiago I. Constancio (IFF/Fiocruz) para discutirem a situação do cuidado ao câncer de mama no Brasil e na Alemanha, na perspectiva da equidade, da integralidade e da economia clínica.
Foram apresentados estudos de caso tanto no setor público quanto na saúde suplementar, descortinando alguns problemas de ambos os setores como, por exemplo, a dificuldade de fechamento diagnóstico (biópsia) no público e a baixa efetividade de mecanismos de coordenação do cuidado por parte dos planos de saúde.
Por fim, o segundo seminário internacional tratou do tema: “Os desafios da avaliação em saúde” e contou com as participações do professor Aluísio Gomes da Silva Junior (Diretor do Instituto de Saúde da Comunidade da UFF) e novamente do professor alemão.
O evento trouxe uma rica troca de ideias e debates intensos sobre como incluir a visão do paciente nas metodologias de avaliação em saúde, dando voz ao principal interessado em usufruir serviços de saúde de qualidade. Além disso, quem compareceu ao evento ficou sabendo um pouco mais sobre como ampliar a transparência e o entendimento dos serviços de saúde para facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores.
As apresentações estão disponíveis no site do Centro de Documentação em Políticas de Saúde (CEDOC-Saúde): www.uff.br/cedoc
Seja o primeiro a comentar