Notícia

Saúde & letras no CBCSHS

reuniao_fiocruz.jpgNa última quinta-feira, a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, vice-presidente do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), e Júlio Evo Magro, secretário executivo do evento, estiveram em reunião na Fiocruz com a coordenadora da VideoSaúde, Tânia Santos, e com o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa. A ideia, segundo Roseni, é aprofundar a parceria e garantir uma “reedição mais orgânica” do Espaço Saúde & Letras durante o Congresso deste ano, que espera reunir cerca de 3 mil pessoas entre 13 e 17 de novembro, na UERJ.

Inspirado nos cafés literários das grandes bienais, o Espaço Saúde & Letras tem hoje lugar cativo nos eventos da ABRASCO, reunindo em um só local a exibição de vídeos, lançamentos editoriais, sessões de autógrafo com autores e debates com pesquisadores, tendo como mote sempre a saúde coletiva e a circulação do conhecimento.

No último ABRASCÃO, o Espaço Saúde & letras proporcionou a realização de amplos debates e grande reflexão em torno do acesso à informação. Foi nesse espaço ainda que  a Fiocruz lançou o II edital do selo Fiocruz Vídeo, com o objetivo de financiar produções audiovisuais com a temática da saúde.

Espaço nobre

reuniao_fiocruz_2.jpgPara o Congresso deste ano, a intenção é potencializar ainda mais esse espaço. “Consideramos o Saúde & letras um espaço nobre dentro dos Congressos”, diz Roseni Pinheiro. “Pensamos saúde de forma interdisciplinar e entendemos que esse é um espaço de interlocução enorme com todas as áreas que estarão em pauta durante o evento”. Mais do que um mero espaço ilustrativo, o Saúde & Letras vem para reforçar o que Roseni considera um projeto técnico, científico e cultural na área da saúde coletiva. “É hora de potencializar não somente os periódicos, mas as letras também”, brinca.Queremos que o Espaço Saúde & letras proporcione isso durante o Congresso”.

Empolgada com a ideia, Tânia Santos garantiu a participação no CBCSHS da mostra itinerante do acervo da VideoSaúde e selo Fiocruz, que este ano comemora 25 anos, e agendou para março uma reunião onde a programação mais ampla do Espaço Saúde & Letras possa começar a ser discutida. João Canossa comprometeu-se a pensar sessões temáticas que agreguem diversas formas de arte relacionadas à ciência e onde aconteça “tudo ao mesmo tempo agora”. “Esse é um espaço totalmente dedicado ao conhecimento científico que pretende dar visibilidade a uma construção de lutas históricas”, completou.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*