CDGSUS ACRE

Rio Branco forma primeira turma do CDG-SUS

cdgsus_ac_1turma_5.jpgMotivação, esperança e compromisso foram palavras-chave no encerramento do Curso de Desenvolvimento Gerencial para o  SUS (CDG-SUS) realizado pela parceria do Lappis com a Secretaria Municipal de Saúde Rio Branco, Acre. A primeira turma foi finalizada na sexta-feira, dia 27, com os participantes enfatizando o desempenho dos tutores e a qualidade da metodologia aplicada.    
A coordenadora da Cades, Elisama Lima, e o Secretário Municipal de Saúde, Osvaldo leal, assinam a agenda de trabalho

Ao final do curso, foi criada e pactuada uma agenda de trabalho com o Secretário Municipal de Saúde Osvaldo Leal contendo os principais problemas identificados pelos participantes e as estratégias sugeridas para enfrentar a cada questão. “As propostas significam nao só maturidade desse grupo (…) na condução, mas maturidade no sentimento de que precisamos avançar cada vez mais na gestão do sistema que impacta diretamente na melhoria da qualidade da assistência”, disse. Para o Secretário,  o esforço para a realização dos cursos tem o objetivo de promover a reflexão nesta gestão, mas implementando modificações no modo de pensar e agir das pessoas que fiquem para outras gestões.
 
A primeira turma  foi formada principalmente por gestores de diferentes setores da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA. Para a tutora Renata Sanchez Vasconcelos, enfermeira da Atenção Básica, as discussões são enriquecidas pela mistura de áreas e funções que o curso proporciona, com gestores de diferentes setores, mas especialmente pela participação de usuários, agentes comunitários de saúde e outros profissionais com formações variadas. "O curso dá ânimo, renova forças pela melhoria da qualidade e traz uma diversidade de olhares", destaca.
 
O enfermeiro João José considera as discussões motivadoras para apoiar mudanças no sistema de saúde O enfermeiro João José, do Programa de Saúde da Família, considera o curso motivador ao trazer à tona os problemas de gerenciamento das ações vividos no cotidiano. “A gente está dando sugestões e abrindo a mente, pensando como a gente pode apoiar mudanças no sistema de saúde. O debate no curso é bom porque traz coisas para usar no dia a dia", afirma o enfermeiro. O objetivo do CDG-SUS é aprimorar o processo gerencial no âmbito da Secretaria Municipal e promover a participação dos servidores no debate da gestão municipal.
 
Expectativa para as próximas turmas
 
A partir do dia 07 de maio, serão realizados dois cursos simultaneamente, desta vez com um foco maior nas redes de cuidado voltadas para as áreas de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente e Saúde Mental. O CDG-SUS Acre ocorrerá ao longo de 2012 com a formação de 10 turmas e participação de 250 servidores da SEMSA.
 
A tutora Renata Vasconcelos e ouve o depoimento do usuário Eliseu LoureiroEnfermeira atualmente lotada no Departamento de Assistência à Saúde da SEMSA, Analdemira da Costa Moreira participou como observadora do primeiro curso e será uma das tutoras da terceira turma. Segundo ela, a experiência foi muito gratificante. “Vamos avaliar este curso para nos preparar para os próximos, que terão turmas com mais trabalhadores e usuários. A expectativa com relação aos outros cursos é que se discuta mais sobre processos de trabalho. (…) O curso faz um resgate do amor pela Saúde Pública, pela Atenção Básica, e tem a capacidade de dar essa balançada nas pessoas. E isso pode ser feito através da formação dos profissionais”, exalta ela, explicanndo que um dos objetivos do curso é fazer com que as pessoas sejam gerentes de seus processos de trabalho, tenham mais governabilidade, com aplicação da política de educação permanente.árvore das expectativas e realizações

 
  
Memória –O CDG-SUS foi inicialmente elaborado pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde, que integra o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, à luz da política nacional de educação permanente e com o apoio financeiro do Ministério da Saúde. Em um processo de transferência de tecnologia, o curso foi desenvolvido em municípios do Rio de Janeiro em 2011 e 2012, em convênio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cujos executores foram o Lappis, em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF). O curso tem enfoque em temas como política de gestão da saúde do município; informação e planejamento em saúde; o trabalho em equipe e a educação permanente para o fortalecimento gerencial.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*