Notícia

Revista Trabalho, Educação e Saúde lança primeiro número de 2009

altO periódico, publicado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, traz artigos e um ensaio que traduzem o enfrentamento de questões pertinentes à formação do trabalhador da saúde e uma entrevista exclusiva com Paulo Buss. . Confira!

No primeiro número de 2009, a revista Trabalho, Educação e Saúde (volume 7, número 1), traz o ensaio “Do controle social à gestão participativa: interrogações sobre a participação política no SUS”,  no qual a autora Francini Lube Guizardi discute a partir da problematização das opções e concepções que orientam sua definição “como controle social, operacionalizado por meio de mecanismos de representação de interesses”.

 
Os artigos dessa edição discutem a formação profissional na saúde, em que são analisadas políticas e programas como a educação permanente; o processo de aprendizagem significativa e as práticas sociais desenvolvidas em instituições que ministram a educação de profissionais da saúde. No artigo “Educação permanente dos serviços públicos de saúde de Florianópolis, Santa Catarina”, os autores Mônica Motta Lino, Vânia Marli Schubert Backes, Fabiane Ferraz, Marta Lenise do Prado, Geani Farias Machado Fernandes, Luiz Anildo Anacleto da Silva e Daiana Kloh, a partir dos pressupostos dessa política, analisam a realidade da educação permanente dos serviços públicos de saúde do município de Florianópolis.
 
As autoras do artigo “As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem” Lucimare Ferraz, Ivete Maroso Krauzer e Lurdes Chiossi da Silva investigam quais as formas de aprendizagem mais significativas para os acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade situada na região Sul do Brasil.
 
A questão abordada por Glória Walkyria de Fátima Rocha e Vera Helena de Siqueira no artigo “Práticas sociais de estudantes de medicina na universidade pública: celebrações, eventos e cidadania” diz respeito aos significados atribuídos por estudantes de medicina aos “agrupamentos formados em uma universidade pública”, em que analisam as relações sociais nos espaços criados com a “cidadania em uma sociedade de consumo”.
 
O periódico traz ainda relatos sobre a prática de tutoria com estudantes de Terapia Ocupacional, uma entrevista exclusiva com Paulo Buss – atual coordenador geral do Centro de Relações Internacionais da Fundação Oswaldo Cruz, ex-presidente da Fiocruz por dois mandatos (de 2001 a 2008), e que recentemente assumiu a presidência da Federação Mundial de Saúde Pública – e muito mais!
 
Leia a revista na íntegra no site www.revista.epsjv.fiocruz.br .
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*