Notícia

Revista Interface: novo prazo para submissão de artigos sobre Apoio Institucional

apoio_revista_interface.jpgPesquisadores, acadêmicos, gestores, trabalhadores e usuários do SUS tem até o dia 30 de abril para enviar artigos sobre Apoio Institucional  para o novo Suplemento Temático da Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação. A publicação pretende ampliar o debate sobre o tema e dar visibilidade às experiências de apoio institucional no SUS.

Para submissão, os manuscritos devem abordar o tema “Apoio Institucional como estratégia de democratização e humanização das práticas de gestão e atenção no SUS” e atender às normas de publicação da Revista Interface, descritos no site da Revista Interface e neste link da Rede HumanizaSUS.

apoio_prazo.jpgEsta será a primeira coletânea de artigos científicos que aborda exclusivamente o apoio institucional em saúde e será lançada em momento estratégico pois o Ministério da Saúde tem investido no trabalho de apoiadores institucionais para a implementação das Redes Temáticas, como a Rede Cegonha. A análise e a aprovação dos manuscritos seguem normas da revista Interface, também descritas no site da Revista, onde se realiza a submissão.

A publicação é fruto da parceria da Revista Interface  com o Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). “Há muitos relatos e experimentações de apoio institucional que precisam ser divulgados,  pois podem servir de exemplo para outros locais”, afirmou o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira.

Mais informações bem como as regras de submissão estão acessíveis no site da Revista Interface (www.interface.org.br) e na Rede HumanizaSUS (www.redehumanizasus.net).

Sobre o apoio institucional

O apoio institucional é um tema estratégico, e propõe  uma nova maneira de produzir democracia nas instituições. Ele amplia a capacidade de reflexão e análise das pessoas, que podem qualificar sua  intervenção em saúde, seu trabalho em saúde  e sua capacidade de produzir mais e melhor saúde.

O apoiador  institucional atua com o trabalho dos coletivos que se organizam para produzir saúde e essa função de apoio institucional é  chave para que  grupos e organizações mudem sua gestão e avancem para a democracia institucional. O apoio institucional busca então, reformular o modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e  avaliação em saúde, para que haja mudanças nas organizações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Rede HumanizaSUS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*