Os pesquisadores do Lappis, envolvidos no projeto “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, se reuniram para planejar as proximas atividades, durante o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.
No encontro do dia 15 de novembro, foi relatada a experiência de apoio institucional de Natal, no Rio Grande do Norte. E os pesquisadores também pontuaram questões importantes sobre as experiências de Rio Branco/AC, Araraquara/SP e Palmeira das Missões/RS.
Já na reunião do dia 16 de novembro, o grupo acordou a metodologia de produção textual e elaborou a proposta de sumário do projeto apoio. O roteiro inicial aponta que os capítulos da pesquisa serão compostos, entre tantos assuntos, por pressupostos teórico-metodológicos, por noções fundantes de transversalidade e pelos efeitos do apoiador institucional no contexto da saúde pública.
Sobre a pesquisa Apoio
A pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional” quer conhecer e mapear atividades de apoio, mobilização, articulação, interlocução e mediação no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para tentar conhecer melhor o trabalho do/a apoiador/a no território nacional e buscar uma compreensão dos mecanismos de inserção do apoio.
Atualmente, os/as pesquisadores/as estão visitando as unidades de saúde das experiências selecionadas para observação científica. A sistematização dos resultados do estudo será a principal fonte para a documentação científica inédita de teorização sobre as experiências de apoio e sua articulação com as áreas programáticas no que concerne à garantia do direito à saúde e a integralidade do cuidado, mediante a publicação de livro, artigos e coletânea própria, considerando os relatos selecionados.
Seja o primeiro a comentar