O Hotel Novo Mundo (RJ) abrigou, no dia 13 de julho, uma reunião de avaliação do Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS) no Estado do Rio de Janeiro. O encontro teve a participação de tutores do curso, representantes do Lappis e do COSEMS-RJ.
“O CDG-SUS teve muito a ver com a ideia de formar coletivos, sair um pouco daquela lógica de educação permanente à distância, para criar espaços de encontro e reflexões para traçar estratégias de trabalhos que impactassem, de alguma forma, no cuidado, na ideia de direito à saúde e integralidade. Constatei que poucos municípios tinham o hábito de reunir suas equipes para discutir”, informou Aluisio Gomes da Silva Jr (UFF), que fez a abertura da sessão ao lado da coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro (IMS/UERJ).
O professor e pesquisador do Lappis Rodrigo Silveira (UFAC) apresentou o resultado das avaliações prévias, realizadas pelos alunos em cada município que recebeu o curso, para os tutores. As noções de capacidade de participação e responsabilidade de equipe foram apontadas pelos participantes como alguns dos benefícios que o CDG-SUS proporcionou às Secretarias de seus municípios. “O CDG-SUS foi uma espécie de ‘disparador’, porque fez com que os profissionais saíssem da zona de conforto”, disse Adriana Chaves, tutora do curso nos municípios de Areal e Paraíba do Sul. “O CDG-SUS foi um desafio de aprendizado e gestão”, disse Marta, tutora de Quissamã e Vassouras.
Mas o grande desafio apontado pelo grupo foi a realização do CDG-SUS em Teresópolis, em junho. A etapa aconteceria no início de 2011, mas teve que ser adiada devido às enchentes que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. Foi o primeiro encontro dos profissionais do local para conversar após a tragédia.
CDG-SUS – O curso foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.
Devido ao êxito do curso no Mato Grosso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) firmou convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPESC/Uerj). O Centro tem Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) como seu executor, para realizar um processo de transferência de tecnologia da UFMT/NDS para a Uerj, finalizando a aplicação do CDG em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Silva Jardim, Teresópolis, Volta Redonda, Cantagalo, Areal, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Piraí e Vassouras.
Durante o curso, foram enfocado temas como política de gestão da saúde do município; informação e planejamento em saúde; modelos de tecnoassistências em saúde; o trabalho em equipe e a educação permanente para o fortalecimento gerencial.
Seja o primeiro a comentar