CDGSUS RIO DE JANEIRO

Reunião avalia o CDG-SUS nos municípios do Rio de Janeiro

DSC00311O Hotel Novo Mundo (RJ) abrigou, no dia 13 de julho, uma reunião de avaliação do Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde (CDG-SUS) no Estado do Rio de Janeiro. O encontro teve a participação de tutores do curso, representantes do Lappis e do COSEMS-RJ.  

“O CDG-SUS teve muito a ver com a ideia de formar coletivos, sair um pouco daquela lógica de educação permanente à distância, para criar espaços de encontro e reflexões para traçar estratégias de trabalhos que impactassem, de alguma forma, no cuidado, na ideia de direito à saúde e integralidade. Constatei que poucos municípios tinham o hábito de reunir suas equipes para discutir”, informou Aluisio Gomes da Silva Jr (UFF), que fez a abertura da sessão ao lado da coordenadora do Lappis Roseni Pinheiro (IMS/UERJ).

DSC00290

O professor e pesquisador do Lappis Rodrigo Silveira (UFAC) apresentou o resultado das avaliações prévias, realizadas pelos alunos em cada município que recebeu o curso, para os tutores. As noções de capacidade de participação e responsabilidade de equipe foram apontadas pelos participantes como alguns dos benefícios que o CDG-SUS proporcionou às Secretarias de seus municípios. “O CDG-SUS foi uma espécie de ‘disparador’, porque fez com que os profissionais saíssem da zona de conforto”, disse Adriana Chaves, tutora do curso nos municípios de Areal e Paraíba do Sul. “O CDG-SUS foi um desafio de aprendizado e gestão”, disse Marta, tutora de Quissamã e Vassouras.

DSC00310  

Mas o grande desafio apontado pelo grupo foi a realização do CDG-SUS em Teresópolis, em junho. A etapa aconteceria no início de 2011, mas teve que ser adiada devido às enchentes que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro. Foi o primeiro encontro dos profissionais do local para conversar após a tragédia.  

CDG-SUS – O curso foi elaborado à luz da política nacional de educação permanente, pelo Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), com o apoio financeiro do Ministério da Saúde. 

Devido ao êxito do curso no Mato Grosso, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) firmou convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPESC/Uerj). O Centro tem Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF) como seu executor, para realizar um processo de transferência de tecnologia da UFMT/NDS para a Uerj, finalizando a aplicação do CDG em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Silva Jardim, Teresópolis, Volta Redonda, Cantagalo, Areal, Paraíba do Sul, Porciúncula, Quissamã, Piraí e Vassouras. 

Durante o curso, foram enfocado temas como política de gestão da saúde do município; informação e planejamento em saúde; modelos  de tecnoassistências em saúde; o trabalho em equipe e a educação permanente para o fortalecimento gerencial.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*