Notícia

Relembre as Oficinas de Práticas Avaliativas dos anos de 2008 e 2009

As pesquisas que resultaram na coletânea que será lançada durante o Simpósio Nacional sobre Avaliação na Perspectiva do Usuário foram amplamente discutidas na realização de oficinas de práticas avaliativas entre março de 2008 a maio de 2009. Relembre algumas nessa matéria.

Nos últimos anos, o tema “práticas avaliativas centradas no usuário”  foi amplamente discutido por pesquisadores do LAPPIS. Muitos debates aconteceram durante oficinas realizadas em instituições parceiras do Laboratório, contando também com a presença de autoridades públicas, como secretarias municipais e estaduais e representandes do Ministério de Saúde.

 
Uma das primeiras “Oficina Técnica sobre Práticas Avaliativas e Integralidade na Atenção Básica em Saúde” foi realizada entre os dias 27 e 28 de fevereiro de 2008, no Rio de Janeiro (RJ). Rio Branco (AC), Cuiabá (MT), Juiz de Fora (MG) e Piraí (RJ) foram os campos de investigação analisados pelas pesquisas e representados, respectivamente, por Juliana Lôfego (Universidade Federal de Rio Branco – UFAC/ Secretaria de Estado de Saúde – AC), Rosiney Bellato (Faculdade de Enfermagem – Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT), Fátima Tavares e Estela Saraiva Campos (Ciência da Religião / Núcleo de Assessoria, Treinamento e Estudos em Saúde -NATES / Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF) e Aluisio Gomes Jr (Universidade Federal Fluminense – UFF/RJ). Entre os tópicos abordados, estavam as trajetórias assistenciais, itinerários terapêuticos, gestão e organização.
 
No dia 7 de julho do ano passado, o LAPPIS, em parceria com o NUCEM, realizou a Oficina Técnica de Sensibilização sobre práticas avaliativas em Saúde. Discutindo o desenvolvimento de metodologias centradas no usuário como subsídios para repensar práticas de avaliação de integralidade e os determinantes sociais, o encontro também aconteceu no Rio de Janeiro. Para dar continuidade às atividades propostas pelo Desenvolvimento de Metodologia Central do Usuário, o LAPPIS realizou nos dias 25 e 26 de agosto, no Hotel Magic, a II Oficina Técnica de Construção Coletiva da Pesquisa Multicêntrica
 
O VIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade também debateu as práticas avaliativas, com exposição para o público presente no evento das experiências de Cuiabá, Juiz de Fora, Piraí e Rio Branco.
 
Em março desse ano,  o coordenador do NUCEM Paulo Henrique Martins divulgou sua metodologia MARES (Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano) no BoletIN, durante uma oficina técnica no Rio de Janeiro. A ideia do professor e pesquisador é que a prática seja aplicada em pesquisas centradas no usuário e na formação de suas redes sociais.
 
A Universidade Federal do Acre (UFAC) sediou nos dias 3 e 4 de abril a V Oficina Técnica de Construção Coletiva, que reuniu pesquisadores das regiões Norte e Centro-Oeste e serviu para apoiar a análise metodológica da pesquisa “Desinstitucionalização em saúde mental: metodologias de avaliação centradas no usuário”.
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*