Notícia

Realis nº 2 traz dossiê “literatura e estudos pós-coloniais”

revista_REALIS.jpgLançado o volume 2 da Realis, publicação eletrônica que amplia o debate que já vem acontecendo no Jornal do Mauss em torno do movimento antiutilitarista e dos estudos pós-coloniais. Neste número, um dossiê sobre literatura e estudos pós-coloniais, artigos e resenhas aproximam a crítica pós-colonial de outros campos do saber. Na apresentação, os editores Amurabi Oliveira e Paulo Henrique Martins destacam o periódico como “um espaço polifônico, articulado às mais diversas áreas do conhecimento”.
 
Abrindo o dossiê “literatura e estudos pós-coloniais”, um texto do professor Nelson Eliezer Ferreira Júnior intitulado: “Os Lugares da Literatura Comparada em Tempos de Crítica”. Kelli Cristina Pacheco escreve o ensaio: “Um estrangeiro lê Machado: uma crítica inoperante da instituição literária nacional”. Completam ainda o dossiê temático, os ensaios “A Descolonização em Mad Maria de Márcio Souza: O Contra-discurso ao ‘Progresso’ na Amazônia”, de Miguel Nenevé e Marcia Letícia Gomes, e “A Teoria Pós-colonial e as Literaturas Negras: Identidade de Paixões e Revisão Tropológica”, de Divanize Carboniere.
 
Este número da Realis (Revista de Estudos Antiutilitaristas e Pós-coloniais) traz ainda outros sete artigos diversos e a resenha “Leyendo e releyendo el arte Zambo (Martha Luz Machado Caicedo)”, assinada por Gabriel Restrepo. A revista tem periodicidade semestral. O primeiro número havia sido lançado ano passado, em setembro, durante o XXVIII Congresso da Alas, em Recife. Acesse o site do periódico, clicando aqui
 
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*