VI CBCSHS - Notícias

Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas

altEste foi o tema do curso promovido durante o Mini Congresso da Abrasco, no dia 14 de novembro, coordenado pelo professor Nelson Filice de Barros (UNICAMP).

 

 A aula foi proferida pelas professoras Merilene Nascimento, Maria Inês Nogueira e Denise Vianna, da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Racionalidade Médica e Práticas Integrativas são uma categoria de pesquisa, desenvolvida nos anos 90 pela professora Madel Luz, do Instituto de Medicina Social da Uerj. Tem como hipótese central da existência de mais de uma racionalidade médica nas práticas de saúde.

Na parte da manhã, as docentes contaram como emerge na cultura esse tipo de prática; a trajetória das racionalidades médicas e integrativas no Brasil; o paradigma vitalista que a orienta as racionalidades médicas ditas alternativase complementares; a política de práticas complementares integrativas da saúde. De tarde, elas promoveram debates, criaram pequenos grupos de aprofundamento do tema e apresentaram a Terapia Expressiva, uma vivência integrativa, oferecida no Hospital Universitário Antonio Pedro, da UFF. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*