Notícia

PUC do Rio Grande do Sul promove o Seminário “Políticas Públicas, Intersetorialidade e Família”

evento da Puc do sulO evento, que acontece nos dia 6 e 7 de Novembro, tem como ênfase a formação e intervenção profissional; temas relevantes que incidem diretamente no atendimento às demandas que são escopo das políticas públicas e sociais. Dessa forma, é indispensável o diálogo permanente entre as necessidades que se apresentam na realidade social e a formação dos profissionais que nela atuam. A análise das políticas públicas de um Estado permite compreender a complexidade dos processos estruturais e conjunturais, em constante movimento. Atualmente, tanto o contexto mundial como, em especial, o brasileiro, caracterizam-se pelo acirramento das desigualdades econômica e social e as formas de enfrentamento dessa realidade oscilam entre intervenções focalizadas e pontuais, ou mais abrangentes, entretanto, respondem com dificuldade às demandas das populações usuárias, necessitando adensar o debate acerca da formulação e das formas de execução das políticas públicas.

Busca-se superar práticas e soluções simplistas, conservadoras e ideológicas, que devem ser questionadas e contrapostas. Uma das bandeiras para esse enfrentamento é o debate da atuação intersetorial, compreendendo o usuário de forma integral, superando a fragmentação histórica das políticas públicas brasileiras e fortalecendo a interdisciplinaridade.

Nesse debate inclui-se, também, o adensamento teórico sobre família, em suas múltiplas configurações, fundamental para a formulação e a inclusão na agenda das políticas públicas, visto a compreensão de sua centralidade na construção da identidade dos sujeitos, na participação nos processos de produção e reprodução da vida social e na responsabilização das políticas públicas.

 

Inscreva seu trabalho até o dia 17 de OUTUBRO e confira a programação!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*