Comemorações itinerantes estão programadas nas cinco regiões do Brasil no decorrer deste ano em que o Projeto Integralidade completa 15 anos de existência. O seminário nacional amplia sua tradicional frequência anual para contemplar as diferentes realidades da rede multicêntrica de pesquisadores associados ao Lappis.
Os seminários se iniciam na Região Sudeste: 20 e 21 de maio no Rio de Janeiro, na UERJ, com uma programação que inclui o 2o Mini Congresso BVS Integralidade em Saúde (veja abaixo), e 22 de maio em Belo Horizonte, no Hospital Sofia Feldman. A Região Centro-Oeste será representada por Brasília, com o encontro nos dias 02 e 03 de julho em uma parceria da Universidade de Brasília com a Fiocruz local, que sedia o evento. As Regiões Sul e Nordeste ainda não possuem datas definidas, mas em breve terão informações divulgadas aqui no BoletIN. Os seminários multicêntricos e itinerantes se encerram na Região Norte, em Manaus, de 12 a 15 de novembro.
O tema que vai permear o conjunto de seminários será Produção, visibilidade e democratização do conhecimento sobre o cuidado: as práticas como fonte de teoria viva na saúde coletiva. Para Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis
, essa construção permite várias possibilidades de debate.“Desde os veículos e a forma como comunicamos publicamente conhecimento no Brasil, como também repensar abordagens de maior interação e integração de instituições, não só de saúde, mas também universitárias e de justiça, pensando a forma como qualificar trabalhadores, gestores e pesquisadores para exercer de fato o direito humano à saúde”, explica.
BVS Integralidade em Saúde
O 2o Mini Congresso da Biblioteca Virtual em Saúde em Integralidade – BVS-Integralidade está na programação do Seminário que acontece em maio, no Rio de Janeiro. O congresso tem como público prioritário bibliotecários(as) que participam das instituições ligadas à rede multicêntrica de pesquisadores e é realizado por uma parceria entre o Lappis (IMS/UERJ) e a coordenação de BVS do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Fiocruz).
A Biblioteca Virtual em Saúde é um projeto de construção coletiva, coordenada pela OPAS/BIREME. Essa é uma ferramenta para democratização da informação científica e fortalecimento dos laços de parceria e corresponsabilidade entre integrantes de redes de conhecimento. O objetivo do curso é promover o desenvolvimento de fontes de informação, definindo critérios de seleção e analisando as fontes disponíveis na Internet, certificando-as para que possam integrar a BVS-Integralidade em Saúde.
Seja o primeiro a comentar