PROJETO APOIADORES REGIONAIS

Projeto Apoiadores Regionais continua

DSC01533.JPGEm 2013, o projeto ganha novidades

O Lappis comemora a continuidade do Projeto Apoiadores Regionais, uma parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RJ). Financiado originalmente com recursos do Ministério da Saúde, o projeto vem funcionando agora através de um empréstimo do Conasems ao Cosems, por intermédio de uma Carta Acordo com a OPAS, em relação direta com o Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.

Fruto de um processo que teve início ainda em 2007 pelo Cosems, o Projeto Apoiadores Regionais valoriza a Região como espaço principal para execução das políticas públicas e visa ampliar a capacidade de governo dos gestores municipais nos espaços de governança. A parceria com o Lappis vem funcionando desde desde abril do ano passado. São 4 apoiadores distribuídos pelas regiões Serrana e Metro 2; Metro 1 e Baixada Litorânea; Norte-Noroeste; e Baía da Ilha Grande, Centro-Sul e Médio-Paraíba.

projeto_apoio_regional.jpgAna Auler Peres, pesquisadora do lappis que vem acompanhando a capacitação dos apioiadores junto aos municípios, considera a continuidade do projeto fundamental para a consolidação da função apoio no Estado do Rio de Janeiro. Ana informa que, no próximo dia 28 de janeiro, acontece um primeiro encontro de capaciação dos novos apoiadores. “Vamos começar a organizar o relato desta experiência que será publicado e lançado em evento no final de maio”, antecipa.

Mudanças

Rodrigo Oliveira, atual coordenador do Projeto Apoiadores Regionais comemora a continuidade do projeto e tem boas expectativas. “A Carta Acordo financia o projeto pelos próximos cinco meses. E já estamos em conversas adiantadas com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro para celebrar um convênio que garanta o projeto até o final de 2013”, diz Rodrigo, que está passando a função de coordenador para Marcela Caldas, já que passará a atuar no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde.

“Acredito no potencial do Projeto Apoiadores, pois vejo o mesmo como uma importante ferramenta para o fortalecimento da gestão bipartite do SUS no estado do Rio de Janeiro”, diz Marcela. Para ela, a presença desses apoiadores nos espaços regionais tem pelo menos duas vias. “Além de garantir uma maior aproximação com os gestores municipais de saúde, permite que este técnico atue como um "catalisador"e indutor de ações prioritárias para o alcance de um Sistema Único de Saúde de qualidade para todos os cidadãos fluminenses”, finaliza.
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*