Notícia

PROFESSOR DO IMS RECEBE PRÊMIO JABUTI

altJoel Birman, professor do Instituto de Medicina Social da Uerj, conquistou o primeiro lugar no 55º Prêmio Jabuti, na categoria Psicologia e Psicanálise.

altCom o livro “O sujeito da contemporaneidade”, Joel Birman,  foi consagrado no prêmio mais importante da literatura brasileira.

De acordo com a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu mal estar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal do livro premiado. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de mal estar que assaltam o sujeito na contemporaneidade, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito contemporâneo. 

 

O Prêmio Jabuti é o mais importante prêmio literário do Brasil. Lançado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a Câmara Brasileira do Livro. Desde a primeira premiação, o Jabuti foi se aprimorando e, ao longo dos anos, ganhou novas categorias. Hoje contempla desde romances a livros didáticos e desde livros de ilustração a projetos gráficos.

A comissão realizadora do Jabuti contou os votos da segunda fase da premiação deste ano no dia 17 de outubro, definindo os vencedores em cada uma de suas 27 categorias. A apuração, aberta ao público, foi realizada na sede da Câmara Brasileira do Livro, em Pinheiros, São Paulo.

Para ler
Título: O sujeito da contemporaneidade
Autor: Joel Birman
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 160
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*