VI CBCSHS - Notícias

Produtivismo é pauta no VI CBCSHS

altUm das atividades que marcou a noite do dia 15 de novembro foi o Movimento Anti-Utilitarista e Produtivismo no Contexto do Capitalismo Atual. O Grande Debate, coordenado pela líder do Lappis, Roseni Pinheiro, reuniu a professora Madel Luz (RMPS/RJ) e o sociólogo francês Alain Caillé.

O debate começou com as palavras emocionadas da professora Roseni Pinheiro. Ela falou honra de estar coordenando a mesa. “É daqui nessa Universidade, nesse Congresso, que vamos possibilitar pensar e produzir de forma critica a saúde coletiva. Essa mesa há de contribuir com a produção acadêmica”.

Em seguida, Madel Luz abordou o produtivismo e perda de valores éticos no trabalho acadêmico. ”Quando os valores do mercado entram na academia, eu chamo de produtivismo patológico. O produtivismo é quando a gente é obrigado a ir além dos nossos próprios limites. Passamos a ter que produzir muitos artigos para conseguir o reconhecimento profissional. Isso gera a perda ética no processo de produzir para sobreviver entre pesquisadores e instituições. A produtividade acadêmica, em perspectiva quantitativa, se desloca da sociedade e das pessoas que a geram”.
 

Alain Caillé discursou sobre o movimento anti-utilitarista e do convivialismo com foco no neoliberalismo. Para ele, devemos inventar um convivialismo, ou seja, que devemos conviver juntos, mesmo que com opiniões diferentes. Ele falou ainda que precisamos superar as divisões e que devemos construir uma alternativa ao modo de vida atual, de forma que o crescimento econômico ilimitado não seja o único modo de possibilitar o desenvolvimento.

alt

alt

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*