Notícia

Encontro da nova Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde

altA nova Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva esteve reunida, pela primeira vez, no dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro, para definir o plano de trabalho para os próximos três anos. O grupo também analisou a realização do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/VI CBCSHS.

Na primeira parte da reunião, a coordenadora Tatiana Gerhardt (UFRGS) apresentou os nomes dos novos membros da Comissão. Em seguida, a ex-coordenadora Leny Trad fez uma síntese do trabalho do grupo.

“A partir de 2007, com o Congresso da Bahia, em Salvador, se criou uma lista de discussão. Houve a oportunidade de se debater critérios sobre a Comissão. Na ocasião, tiverem propostas e a convergência de quatro critérios: garantir a diversidade regional, que houvesse representantes de várias regiões trabalhando na perspectiva de descentralização da região Rio-São Paulo; garantir a interdisciplinaridade, em relação à formação dos membros; combinar lideranças históricas, que estavam mais tempo atuando no campo, com lideranças emergentes; e que a Comissão fosse composta por 15 membros”.

Estatísticas do VI CBCSHS

Em seguida, o VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde/VI CBCSHS foi pauta da reunião. Na ocasião, Gabriel Velloso (Lappis) apresentou as estatísticas do Congresso. De acordo com os dados, 1.963 pessoas se inscreveram no evento. Destes, 84% (1.642) estiveram presentes e 16% (321) não compareceram no Congresso.

O VI Congresso aprovou a submissão de 1.861 trabalhos, 43% (802) enviados por estudantes de pós-graduação, 41% (756) por não estudantes; 16% (303) por estudantes de graduação. Já os dados de reprovação, revelaram que a Comissão Científica do VI CBCSHS negou 232 trabalhos dos estudantes de pós-graduação, 181 dos não estudantes e 141 dos estudantes de graduação.
 

Agenda da Comissão

altNa parte da tarde, o grupo debateu o plano diretor da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e construiu uma Agenda Estratégica para os próximos três anos (2014-2016). Em fevereiro de 2014, o grupo participará de uma reunião com a Secretaria Executiva da Abrasco para avaliar VI CBCSHS.  Ainda no mesmo ano, a exposição itinerante do Projeto Memória, que conta a trajetória dos 30 anos da Abrasco, estará presente em eventos como o 11º Congresso Internacional Rede Unida, o IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia e o XIV Seminário de Integralidade. Para 2015, a Comissão previu diversas atividades de preparação para o VII CBCSHS. Já em setembro de 2016, acontecerá a sétima edição do Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde.

Posse da nova Comissão
Durante o primeiro encontro, os novos membros presentes assinaram o termo de posse da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 

 

alt 
alt 
alt
alt
 alt
 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*