Estão abertas, até o dia 15 de outubro, as inscrições para o Prêmio Victor Valla de Educação Popular em Saúde. A iniciativa é uma parceria da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), através do GT Educação Popular e Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O Prêmio tem como finalidade apoiar e contribuir com o fortalecimento dos grupos, coletivos, movimentos populares, acadêmicos, serviços de saúde que desenvolvem ações de Educação Popular em Saúde fortalecendo a Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS (ParticipaSUS). E, também busca valorizar as práticas tradicionais e populares de cuidado em saúde. Leia o regulamento e faça a sua inscrição clicando aqui.
Podem concorrer ao prêmio integrantes de movimentos sociais e populares, conselheiros de saúde, gestores, trabalhadores, estudantes, educadores, pesquisadores, incluindo toda a sociedade civil, que desenvolvem e vivenciam experiências de Educação Popular em Saúde.
As categorias concorrentes ao prêmio são: Textos artísticos – contendo poesias, cordéis ou outras formas textuais que apresentem reflexões em relação a saúde; Musicais, Narrativas e Relatos – sobre acontecimentos reais, expondo suas repercussões e aprendizados, mantendo o interesse do leitor; Pesquisas e Sistematizações – textos científicos (artigos, teses e dissertações) desenvolvidos por pessoas do serviço de saúde, de entidades sociais e populares, de universidades e centros de ensino, visando à socialização de descobertas, questionamento e metodologia e Produções Audiovisuais e Musicais.
Podem ser apresentadas produções executadas em âmbito local, regional ou nacional.
Sobre Victor Valla
O prêmio Victor Valla (1937-2009), é mais um marco institucional para dar mais visibilidade, fortalecer e respeitar as práticas, experiências em Saúde. Pesquisador de grande competência da Fundação Oswaldo Cruz, Victor Vicent Valla, foi responsável pelo fortalecimento da relação entre Educação Popular e a Saúde. Deixou um legado com sua reflexões diretas com a saúde, sua obra é referência para as práticas de gestão participativa da saúde no SUS. Também foi pesquisador do Lappis.
Educador e pesquisador norte-americano, Valla veio para o Brasil em 1964 e marcou o campo da educação popular com importantes contribuições teóricas e organizativas. Investiu grande parte de seu esforço na tentativa de compreensão dos diferentes caminhos da busca de ser mais das classes populares. Participou ativamente do Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), durante duas décadas, marcando fortemente o seu modo de funcionamento e a sua identidade.
Saiba mais:
O intelectual, o professor, o militante: um encontro com o pensamento de Victor Valla
Seja o primeiro a comentar