Notícia

Práticas de Integralidade na formação para o cuidado

Residências no Hospital Sofia Feldman constroem olhar diferenciado na atenção à mulher e ao recém-nascido.

Conhecido como uma referência nacional e internacional para a atenção humanizada à mulher e ao recém-nascido, o Hospital Sofia Feldman – HSF tem contribuído para a formação profissionais para o Sistema Único de Saúde – SUS. No ensino, atualmente, há quatro programas de Residência: Enfermagem Obstétrica, Multiprofissional em Neonatologia, Residências Médicas em Neonatologia e em Ginecologia e Obstetrícia. Em 2015, sessenta profissionais iniciaram a formação na instituição.

XV semin 22 05 15 sofia2O HSF atua na formação de alunos com o compromisso de formar trabalhadores para o SUS na perspectiva do cuidado integral e humanizado, que são os valores que orientam a prática na instituição. A coordenadora da Linha de Ensino e Pesquisa do HSF, Lélia Madeira, avalia que, mesmo enfrentando desafios financeiros, políticos e resistências internas, muitos dos objetivos que vem sendo perseguidos ao longo dos últimos anos tem sido alcançados pelas atividades desenvolvidas no ensino – e também na assistência à saúde e na pesquisa realizados na instituição.

Em fala na abertura do XV Seminário do Projeto Integralidade – edição em Belo Horizonte, a professora Lélia Madeira destacou o trabalho em parceria com o Laboratório de Pesquisas e Práticas de Integralidade em Saúde – Lappis, iniciado em 2005, onde foram construídas ideias que até hoje balizam as ações no Hospital. Entre as propostas construídas e relembradas, estão: investir na construção coletiva do conhecimento; nuclear um conjunto de objetos passíveis de produção de conhecimento – nas coisas simples, tecnologias leves e sobre o “fazer humano”; dar visibilidade ao que se faz; criar possibilidade de escutar as próprias vozes: os trabalhadores devem construir o seu próprio saber; a crítica da prática do cotidiano deve vir do usuário, do controle social.

 

Programa em Enfermagem Obstétrica

 

A turma da Residência em Enfermagem Obstétrica iniciada em março de 2015 tem 25 residentes de vários locais do país, entre eles São Paulo, Paraná e Tocantins. O Programa durante anos manteve uma parceria estabelecida com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. No final de 2014, foi firmada uma parceria com a Faculdade de Saúde e Ecologia Humana – FASEH.

Os residentes cumprem a carga horária de 60 horas semanais, sendo 48 horas de prática e 12 horas de teoria. Eles ocupam diferentes espaços da maternidade incluindo sala de parto, pré-parto, alojamento conjunto, unidade de cuidados de risco, centro de parto normal e casa da gestante. O HSF arca com o valor das bolsas educacionais do curso, pois embora o Programa seja cadastrado no Ministério da Educação – MEC, não obteve o financiamento este fim.  

Entre os objetivos do Programa em andamento, a coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, Danúbia Barbosa Jardim, destaca que pretendem capacitar enfermeiros “que atuem de maneira sistematizada, baseados em evidência, arraigados nos princípios da humanização da assistência e direcionados pelas políticas públicas de atenção, a exemplo da Rede Cegonha”.

A Rede Cegonha é uma estratégia de qualificação da atenção obstétrica e infantil do Ministério da Saúde, da qual o Hospital Sofia Feldman é integrante e também referência. Alguns profissionais do HSF são consultores do Plano de Qualificação das Maternidades do Nordeste e Amazônia Legal. Entre os espaços de cuidado oferecidos pela instituição e preconizados pela Rede Cegonha estão a Casa da Gestante Zilda Arns (23 leitos), Casa do bebê (13 leitos) e Espaço de Sofias (20 leitos). Os ambientes permitem um atendimento adequado em internação domiciliar no complexo do HSF, no período da gestação ou pós-parto, antes e/ou depois de uma internação no Hospital, e também há oferta de terapias integrativas visando contribuir com a saúde de usuárias/os e trabalhadores.

 

Formação Multiprofissional em Neonatologia

 

A política da Rede Cegonha foi o embrião para a criação do Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia. Desde 2008, o HSF iniciou a formação na prática multiprofissional, ampliando carga horária com passar dos anos e inserindo outras categorias profissionais. A modalidade Residência, com o formato atual, é desenvolvida desde 2011, tendo sido credenciada nos Ministérios da Educação e da Saúde em 2014. O MEC oferece um financiamento de 16 bolsas de estudo, num total de 25 residentes.

Atualmente são oito categorias em processo de formação multiprofissional:  enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, farmácia. O Programa busca conciliar teoria e prática com conteúdos trabalhados de forma comum no cuidado em neonatologia e momentos voltados para o que é específico de cada profissão. Também há uma interface com a Residência Médica em Neonatologia. São 60 horas semanais que contemplam atividades teóricas, práticas na assistência em diferentes ambientes no Hospital e no Centro de Saúde da região. Também há participação de alunos em eventos, assim como na organização deles, como aconteceu no XV Seminário Multicêntrico do Projeto Integralidade em Saúde, que teve uma edição no HSF em maio deste ano.

Residencia Multi coord Erika Dittz aluna Juliana LessaPara Érica Dittz, coordenadora da Residência Multiprofissional em Neonatologia, o ponto mais positivo dos Programas é ser uma via de mão dupla, que reverte tanto para a prática do profissional quanto para a qualificação da assistência que é oferecida na instituição. “Na medida em que a gente tem um residente no cotidiano somos instigados a olhar e repensar a nossa prática. Eles nos desafiam o tempo todo no sentido de respaldar as práticas com as melhores evidências, de fazer de fato uma assistência que considere as necessidades de saúde tanto do recém nascido quanto da família”, comenta a coordenadora, assumindo que a formação com essa perspectiva é bastante trabalhosa.

“Tenho me realizado muito estando aqui”, afirma Juliana Lessa de Oliveira, estudante da Residência Multiprofissional, formada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Jequié. Ela diz que tem a intenção de voltar para sua terra, Vitória da Conquista – BA, levando a nova visão e as práticas que tem vivenciado. “Acho que tem que pensar assim: tudo que aprende de relevante e construtivo para o trabalho em saúde, principalmente no SUS, levar para outros lugares, formar para o mundo”, reflete a estudante, ressaltando a importância de motivar outros profissionais.

 

Programas de Residências no Hospital Sofia Feldman*

 

Residência em Enfermagem Obstétrica – 25 vagas /duração 2 anos – em parceria entre a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH)

Residência Multiprofissional em Neonatologia – 25 vagas /duração 2 anos – em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – FELUMA,

Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia – 5 vagas /duração 2 anos

Residência Médica em Neonatologia – 5 vagas / duração 2 anos – exige conclusão de Residência Médica em Pediatria

 

*credenciadas pelo Ministério de Educação e Cultura – MEC / Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC / Ministério da Saúde

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*