VI CBCSHS - Notícias

Pesquisadores do Lappis no VI CBCSHS

altO primeiro perfil que vamos apresentar é o de Gabriel Veloso, estudante do terceiro ano de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.

Ele participa do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, que acontece de 13 a 17 de novembro, na Uerj, com o projeto “Apoio Regional  no Estado do Rio de Janeiro: Um Relato de uma Experiência, coordenado pela pesquisadora Ana Maria Auler Matheus Peres, sob a orientação da  líder do grupo de pesquisa do CNPq Lappis,Roseni Pinheiro.

 

Segundo o estudante, a experiência foi um desafio que possibilitou o contato com a saúde coletiva. “Até este momento eu só havia tido contato com a clínica médica e o projeto possibilitou minha aproximação com a pesquisa na saúde coletiva que é uma área com a qual eu tenho grande identificação”. Para ele sua participação ativa nas pesquisas de trabalhos e de materiais para a imprensa possibilitou o desenvolvimento do conceito de apoio regional baseado no apoio institucional. “Foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu conhecer e acompanhar o apoiador regional”. alt

 

O estudo, realizado entre 2012 e 2013, fez uma análise da experiência do Projeto Apoiadores Regionais (PAR RJ), criado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ) em parceria com o Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis) da Uerj. Dentre as conclusões finais, Gabriel destaca “a ampliação do papel do Cosems/RJ junto aos gestores municipais, a importância dos novos instrumentos de gestão e parcerias com as universidades”.

Com grandes expectativas para o VI Congresso, que marca a sua primeira participação em eventos desse porte, ele diz ser uma excelente oportunidade de inserção no meio acadêmico da saúde coletiva e de compartilhar os conhecimentos adquiridos. “Pretendo apresentar não só o conteúdo do trabalho, mas trespassar o aprendizado da iniciação cientifica”.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*