Notícia

Pesquisador do Lappis abre Semana de Saúde e Ambiente, na Univates

ALUISIO_FOTO_UNIVASF_2.jpgO pesquisador associado do Lappis, Aluisio Gomes da Silva Júnior, professor do ISC/UFF, participou como palestrante da abertura da Semana Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (SISA), que aconteceu durante o Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (SISA), na Univates, em Lajeado (RS). Aluisio apresentou a palestra “Rede de atenção à saúde: o cuidado nas condições crônicas”. Para ele, a doença crônica é um problema que afeta não apenas o Brasil mas a humanidade de um modo geral.
 
De acordo com pesquisa feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2005, as doenças crônicas no Brasil são responsáveis por cerca de 70% das causas de morte. “Temos um modelo muito focado em aspectos biológicos mecânicos”, afirmou Aluísio, enquanto explicava sobre o modelo hegemônico de atenção à saúde. Durante a palestra, Aluísio abordou a transição demográfica no Brasil.
 
Ele explicou que, no nosso país, são consideradas idosas as pessoas acima de 60 anos, enquanto em outros países, essa idade aumentou para 65 anos. “A ideia de alguém idoso é cada vez mais diferente. E o conceito de estilo de vida tem mais a ver com o ambiente em que vivemos”, disse. Para o pesquisador, cada vez menos gente nasce e menos gente morre, proporcionando um aumento no número de idosos. Com isso, também aumenta a ideia de mais atividade conforme a idade avança.
 
Fonte: Site da Univates

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*