Notícia

Pesquisa em Rio Branco é apresentada para gestores da atenção básica

altOs resultados da pesquisa sobre desenhos organizadores da integralidade e práticas avaliativas na atenção básica em Rio Branco foram apresentados para gestores e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, em 10 de outubro, na Universidade Federal do Acre – Ufac. O encontro foi a primeira devolutiva da pesquisa, que privilegiou a apresentação das análises para as pessoas que contribuíram com a elaboração do material, em sua maioria entrevistados no projeto.

O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, que é pesquisador do Sítio Norte Lappis, da Secretária Adjunta de Saúde de Rio Branco, Maria Jesuíta Arruda, do Chefe do Departamento de Ciências da Saúde da Ufac, Pascoal Muniz, além de gestores e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e estudantes bolsistas de Medicina.  A metodologia de apresentação dos resultados seguiu os referenciais da pesquisa Lappis, com ênfase nas falas dos entrevistados para exemplificar os aspectos levantados na organização da gestão e no acesso aos serviços, nas dimensões da atenção e do cuidado.
 
A pesquisa tem o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do trabalho realizado na atenção básica e, segundo o coordenador do Sítio Norte Lappis, Rodrigo Silveira, esta etapa será iniciada a partir da divulgação dos resultados. “Talvez esta seja a etapa mais importante da pesquisa, pois possibilita a reorganização das práticas e o reforço do que está acontecendo de positivo”, diz o coordenador da pesquisa e professor Departamento de Ciências da Saúde da Ufac.
 
altPara Maria Jesuíta Arruda, Secretária Adjunta que coordena o Departamento de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, a apresentação mostrou a realidade. “A pesquisa refletiu o que está acontecendo, tanto na parte da gestão como entre os trabalhadores, que muitas vezes não se consideram incluídos nos processos. Mas, considerando que a participação dos profissionais na elaboração das ações foi iniciada nesta gestão, também apontou que estamos no caminho certo, embora ainda tímido”, conclui.

 
Ao final da apresentação houve debate entre os participantes, onde surgiu a proposta de ampliar a apresentação dos resultados da pesquisa para outros espaços e públicos, especialmente no Conselho Municipal de Saúde. “O mais importante é ter conseguido desvendar as nuances da Atenção Básica em Rio Branco, que para nós tem um referencial diferente, pois é difícil fazer e precisa de muito investimento da gestão. A pesquisa conseguiu chegar a isso, no sentido de que os resultados apresentados foram reconhecidos e teve o compromisso público em melhorar tudo”, analisa o Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal.
 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*