Notícia

Pesquisa de mestrado analisa atenção à saúde a partir dos prontuários

dissertacao_helia_5.JPGUm banca para discutir a “atenção prestada aos pacientes portadores de hipertensão arterial no município de Piraí com base nos registros dos prontuários ambulatoriais e hospitalares”. Esse foi o tema da dissertação do mestrado profissional de Hélia Paula Brum Maia, cuja defesa aconteceu na manhã desta quarta-feira, 25, no Auditório do Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ.

A pesquisadora avaliou paciente com complicações de AVE e crise hipertensiva durante o ano de 2010, tendo como objeto os prontuários desses pacientes. Para Hélia, os prontuários são instrumentos de comunicação das equipes e, como tal, precisam ser melhorados para permitir um melhor atendimento. “Principalmente no caso de pacientes idosos que exigem uma demanda da equipe e uma atenção mais complexa”, acrescenta Hélia, que também avaliou, no município de Piraí, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que auxilia numa abordagem diferenciada.
 
A pesquisadora foi orientada pela professora Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis. Na banca de defesa, estavam ainda o co-orientador da pesquisa, professor Cesar Favoretto (IMS/UERJ), e a professora Alda Lacerda (EPSJV/Fiocruz).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*